- PUBLICIDADE GOOGLE-

Autoridades dos municípios do Vale de Taquari visitam Blumenau – Prefeitura de Blumenau

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Blumenau recebeu nesta segunda-feira, dia 18, uma comitiva de representantes da Associação dos Municípios do Vale de Taquari (RS). São mais de 40 pessoas, entre prefeitos, secretários, representantes da Defesa Civil e outras autoridades daquela região, que foi muito afetada por um ciclone em setembro deste ano.

Entre as cidades que estiveram representadas aqui em Blumenau estavam os municípios de Estrela, Encantado, Taquari, Venâncio Aires, Lajeado, Roca Sales, Bom Retiro do Sul, Doutor Ricardo, Muçum, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio e Imigrante.

Continua após o anúncio

Localizado na área central do Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari abrange 36 municípios, que juntos ocupam uma área total de 4.825,4 quilômetros quadrados. A população da região concentra cerca de 363 mil habitantes. A maioria deles tem origens italianas, alemãs ou açorianas.

A visita aqui na cidade foi motivada pelos municípios do Vale do Taquari, que em novembro promoveu na cidade de Lajeado o Seminário Pensar o Vale Pós-enchente, onde o tema foi sobre “as ações e decisões necessárias após a maior tragédia natural do Rio Grande do Sul”. Blumenau esteve na ocasião, representada pelo secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

Continua após o anuncio

“É uma honra e satisfação receber estas autoridades aqui em nossa cidade e poder compartilhar um pouco da nossa realidade, da metodologia de trabalho e de como estão estruturadas nossas equipes de resposta, ações de prevenções e também os programas educacionais”, salienta o prefeito Mário Hildebrandt.

Após conhecerem a Prefeitura e a Defesa Civil, as autoridades foram a campo visitar a Rua Netuno, local atingido novamente por um deslizamento de terra no mês de novembro. O grupo ainda teve a oportunidade de conhecer o dique da Fortaleza, além dos sensores de monitoramento do nível do Rio Itajaí-Açu e das réguas de medição.

Continua após o anúncio

Segundo o prefeito da cidade de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar André Schneider, o Vale do Taquari sofreu dois eventos climáticos de grande proporção em um intervalo de tempo de 70 dias, vitimando 50 pessoas. “Nós queremos acertar mais e errar menos, por isso estamos focados em estruturar a nossa Defesa Civil, e viemos conhecer a estrutura blumenauense, para compreendermos o que é possível a gente replicar lá em nossa região”, considera.

Na ocasião, o prefeito e o secretário de Defesa Civil de Blumenau entregaram ao presidente da Amvat uma cópia do plano de contingência da cidade. “A tragédia que o Vale do Taquari sofreu neste ano, foi um episódio na proporção do que nós vivemos no ano de 1983. Então, se a gente pode contribuir com algo, porque não compartilhar nossa experiência e nossa gestão da secretaria com eles”, analisa Menestrina.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS