Fotos: Roberto Zacarias / Secom
Durante o evento de apresentação do Estação Verão na manhã desta sexta-feira, 14, com a presença do governador Jorginho Mello, o presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) Edson Moritz apresentou um pacote de ações para a alta temporada. No total, a Companhia investiu R$ 40 milhões diretamente em melhorias nos setores de água e esgoto visando reforçar os serviços no verão.
Para o governador Jorginho Mello, o programa Estação Verão demonstra a capacidade de união das pastas estaduais. “Santa Catarina é o melhor estado do Brasil para se visitar, e o que apresentamos hoje é um esforço conjunto para dar tranquilidade às pessoas que vêm até aqui”, afirmou. Em sua fala, o governador também destacou a importância do cuidado com as águas. “Em parceria com a Casan e a Secretaria do Meio Ambiente, vamos dar segurança no monitoramento das praias, na fiscalização das ligações clandestinas e na nossa capacidade de abastecimento.”
“Todas as ações e investimentos da Casan para a estação foram iniciadas ainda em março deste ano e intensificadas nos últimos três meses”, explicou o presidente Edson Moritz. “Estamos fazendo a nossa parte e fica registrado o apelo para que as pessoas, hotéis, imobiliárias e restaurantes também se liguem nas redes, para que tenhamos um verão bem mais saudável.”
No setor de água, a Companhia instalou, em 2023, 124 novos reservatórios pelo estado e fez 16 perfurações de poços para a captação de água bruta. Apenas no Litoral, a ampliação foi de 10,1 milhões de litros de água reservada a mais em relação ao ano passado. Essas medidas, combinadas com melhorias de rede e tratamento nas estações, vão garantir um aumento de 10% da capacidade de atendimento do sistema hídrico em relação à temporada passada.
Já no esgotamento sanitário, duas novas estações de tratamento foram inauguradas em localidades turísticas neste ano. Em agosto, foi inaugurada a ETE de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, com capacidade para atender até 17 mil pessoas em alta temporada. Em novembro, foi a vez da ETE Ingleses, em Florianópolis, que atenderá a região do Ingleses e do Santinho, aumentando em 5% a cobertura de esgoto tratado da capital.
Especificamente na capital, maior município atendido pela Companhia, outras ações especiais estão previstas. Entre dezembro e março, serão mobilizados três novos caminhões limpa-fossa para atender o Norte e o Sul da Ilha, levando o esgoto das casas para as estações de tratamento.
Também serão contratados 12 novos profissionais para reforçar a equipe de atenção às ocorrências emergenciais em Florianópolis. A Casan também prevê a instalação de um contêiner ao lado do Rio do Brás, em Canasvieiras, para informar a população sobre a necessidade de fazer a ligação correta na rede.
Fonte: Governo SC