- PUBLICIDADE GOOGLE-

Aprovado projeto que oficializa Guabiruba como a “Capital Catarinense do Pelznickel”

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guabiruba

Continua após o anúncio

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, o projeto de lei 193/23, que reconhece Guabiruba como a “Capital Catarinense do Pelznickel”, o Papai Noel do mato. A proposta, de autoria do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), foi à votação na sessão desta quarta-feira (13). Antes disso, o PL já havia sido apreciado pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Educação e Cultura.

O deputado Napoleão comemorou a aprovação da proposta, destacando a importância da homenagem para a cidade e seu entorno. “Quando falamos de Guabiruba, logo vem à cabeça esse símbolo da cultura local, que é o Pelznickel. Por isso, apresentei esse projeto como forma de buscar o justo reconhecimento a esse personagem folclórico, mas também à criação de uma marca que certamente ajudará a impulsionar ainda mais o turismo e, por consequência, a economia local, gerando mais oportunidades e renda”, destacou.

Continua após o anuncio

O projeto segue agora para apreciação do governador Jorginho Mello, que tem 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Pelznickel
“Pelz” significa pelos ou pelagem e “Nickel” é diminutivo de Nicolau. De acordo com a crença, o Pelznickel, ou “Papai Noel do Mato”, é um ajudante de São Nicolau que mora nas matas e sai às ruas em dois momentos do ano, no dia de São Nicolau, em 6 de dezembro, e na véspera do Natal, dia 24.

Continua após o anúncio

A figura folclórica com máscara assustadora, chifres e barba longa, veste trapos, palhas e matos, carregando chicotes e instrumentos barulhentos.

Diz a lenda que São Nicolau ia às casas acompanhado de andarilhos com o intuito de recompensar os bonzinhos ou pedir por melhores comportamentos ao longo do ano.

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS