A Secretaria de Saúde de Itajaí realizou, na terça-feira (12), a entrega do Manual Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS). A iniciativa busca contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do trabalho do ACS, além de auxiliar no esclarecimento de dúvidas de forma objetiva. O evento ocorreu em alusão ao dia do Agente Comunitário de Saúde, comemorado em 04 de outubro, e contou com a presença de gestores e profissionais de saúde do município, convidados e representantes da 17ª Regional de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (COMUSA).
O manual apresenta dados sobre a saúde da família, criança, adolescente, adulto, saúde mental e atenção à pessoa com deficiência. Além disso, traz orientações sobre o preenchimento correto das fichas utilizadas pelo sistema de informação presente nos tablets dos agentes comunitários. A compilação será publicada no diário oficial do município e vai ser um instrumento de uso diário para auxiliar, facilitar e direcionar o trabalho de cada ACS.
“É importante salientar que a atuação dos agentes comunitários de saúde valoriza questões culturais da comunidade, integrando o saber popular e o conhecimento técnico. Estes profissionais são o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Por isso, é necessário valorizar o trabalho de cada ACS”, comenta a supervisora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Ana Paola Duarte de Medeiros.
O manual foi elaborado a partir de uma necessidade levantada pelo grupo condutor do PlanificaSUS e de observações realizadas pelos agentes comunitários de saúde. Também contribuíram no desenvolvimento do projeto a equipe de Gerência da Tecnologia da Informação (GTI), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e enfermeiros e médicos das equipes de ESF. A revisão foi realizada pela equipe da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), com o apoio de professores da Univali.
Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC