O maior desfile de Natal da história de Florianópolis acontece neste sábado, 16, na Avenida Beira-mar Norte, a partir das 20 horas. O desfile gratuito faz parte da programação natalina da cidade. O trajeto de 700 metros sai do Bolsão da Casan até o Trapiche da Beira- mar Norte. Será uma noite de magia, alegria e de muita inspiração, com surpresas e atrações para todas as idades. Por conta do desfile, a Beira-mar estará fechada a partir das 18 horas de sábado no sentido bairro centro.
Atrações do desfile
Mais de 250 artistas estão envolvidos no desfile, que terá renas dançantes, duendes e carro alegórico do Papai Noel e seus ajudantes, tudo ao som de uma trilha especialmente composta para o desfile de natal de 2023. No total são nove alas coreografadas, compostas por bailarinos e dançarinos de diferentes modalidades e estilos.
A comissão de frente é formada por colibris, simbolizando a paz, com o Anjo Gabriel na condução. Logo em seguida surge um mar de anjos rodeando o carro alegórico da Sagrada Família. E no clima da natureza, seguem as alas que representam as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Na sequência, uma ala destaca as etnias mais representativas que formam a identidade da população de Florianópolis.
O desfile prossegue com toda a simbologia do Natal, apresentando os personagens típicos da festa que celebra o nascimento de Jesus: duendes, renas, bolachinhas de natal, noeletes, bailarinas de porcelana e soldadinhos de chumbo.
E não poderia faltar uma alegoria em forma de árvores de natal, com brinquedos e onde vai estar a Mamãe Noel, sempre presente no imaginário das celebrações natalinas. E para fechar o desfile, a presença muito esperada, Papai Noel que chega num carro alegórico especialmente preparado para o grande anfitrião da festa.
“Estamos tendo um Natal mágico em Floripa e o Desfile de Natal é um espetáculo para reunir toda a família. Nossas equipes estão mobilizadas para este grande evento. Contamos com a presença de todos”, convida o Prefeito Topázio Neto.
Produção do evento é realizada há meses
Além dos artistas, especialmente selecionados para o desfile, muitos profissionais estão envolvidos nesta grande produção, que vem sendo organizada há alguns meses. “Estamos preparando um grande espetáculo, com muito carinho e pensando na mensagem de paz, alegria, fraternidade, muito brilho e diversão, sem perder de vista o verdadeiro espírito do Natal”, conta a diretora artística, Barbara Rey.
Os figurinos foram criados pelo estilista José Alfredo Beirão Filho, o conhecido Beirão, um dos grandes especialistas na criação de figurinos para teatro, cinema, carnaval, entre outras áreas da cultura e das artes. “Estamos trabalhando com um equipe de 25 pessoas, entre costureiras, contramestres, bordadores, aramistas e emplumadores. O trabalho tem virado dias e noites para que tudo esteja preparado para ser visto nos diferentes segmentos do desfile, com toda a grandeza das festas natalinas, destaca Beirão.
A direção geral do espetáculo é da produtora cultural Eveline Orth, da Orh Produções, que concebeu o projeto. “O desfile é um desafio muito grande, porque envolve muito planejamento e muitas equipes de diferentes atuações nesse tipo de projeto. Mas tenho certeza que vamos levar à Avenida Beira- Mar Norte um espetáculo do tamanho que a cidade merece e para que a população da cidade e região viva intensamente esse período de festas, sempre cheio de emoções e que todos possam celebrar seu Natal com muita alegria”, diz Eveline Orth.
A produção executiva é da Ginga Eventos, sob coordenação de Dani Abilhoa, que coordenou as equipes operacionais dos desfiles de 2021 e 2022. Para o presidente da CDL Florianópolis, Júlio Geremias, o Desfile de Natal na Avenida Beira-Mar Norte é um presente para nossa comunidade.
“É um evento que promete encantar toda a família, e o melhor de tudo, é gratuito. Este desfile é um reflexo do espírito natalino que une nossa cidade. Convido todos a participarem desta noite única, celebrando a magia do Natal e fortalecendo os laços que nos unem”, convida Geremias.
O projeto do desfile Natal Magia de Florianópolis foi viabilizado através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina. E tem como Incentivadores as empresas Koerich e Brasil Atacadista. Apoio da CDL e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
“O Natal é uma época bonita e emocionante. E, sobretudo, santa. Gerir a ferramenta que viabiliza a arte de maneira tão satisfatória, o nosso Programa de Incentivo à Cultura (PIC), e ver o resultado que ela proporciona, é algo que nos traz muita alegria”, comenta o presidente da FCC, Rafael Nogueira, a respeito do mecanismo de incentivo cultural.