A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa fará audiência pública para debater o aumento acelerado de moradores de rua na Grande Florianópolis. Será nesta quarta-feira (13), às 18h30, no Plenarinho da Alesc, por proposição do deputado Sargento Lima (PL).
Conforme dados de julho deste ano, apenas na Capital circulam quase 2 mil pessoas em situação de rua, e este número tende a aumentar na temporada de verão. Conforme Sargento Lima, trata-se de um problema nacional, que se agrava no litoral catarinense.
Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), numa década, entre 2013 e 2023, a população em situação de rua no Brasil se multiplicou por 10, passando a 227 mil pessoas.
A audiência pública deverá abordar temas como consumo de drogas por moradores de rua, agressões a pedestres e “exportação” de moradores de rua feita por prefeituras do interior e de outros estados para a Grande Florianópolis. A migração provoca sobrecarga no sistema de serviços públicos locais, especialmente em postos de saúde e hospitais.
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes