A Universidade do Estado de Santa Catarina desenvolveu, com a contribuição de professores externos especialistas no assunto, uma proposta inédita para a implementação de indicadores para a área de extensão universitária.
A solução consta no Relatório de Indicadores de Extensão da Udesc, que será apresentado no 52º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) , em Goiânia, entre 12 e 14 de dezembro. Acesse o relatório.
“Somos protagonistas na criação de indicadores de extensão, algo que vem sendo nacionalmente discutido há quase 10 anos. A Udesc conseguiu desenvolver um produto, que será apresentado no fórum a pró-reitores de todo o País. É um marco histórico para nossa extensão, que poderá ser replicado por outras instituições”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos.
Equipe de especialistas
O documento foi elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com a participação de uma equipe de professores especialistas em extensão universitária, de diversos estados do Brasil, que esteve presente na Udesc entre 23 de novembro e 1º de dezembro.
Os docentes convidados foram reunidos para deliberar sobre a extensão da Udesc e a chamada mais recente do Programa de Apoio a Extensão Universitária (Paex), que teve cerca de 250 ações inscritas para o biênio 2024-2025.
As atividades fizeram parte do Seminário Extensão em Foco, organizado pela Proex. Além de avaliar projetos e programas de extensão, a equipe de professores participou de reuniões sobre internacionalização da extensão, oficinas práticas com a comunidade externa, ações voltadas à educação básica, com crianças do ensino fundamental, atividades culturais relacionadas ao edital Campus de Cultura da Udesc e encontros com gestores.
Alguns membros da equipe de docentes convidados que ajudaram a elaborar o Relatório de Indicadores de Extensão da Udesc também participaram da comissão nacional sobre o tema.
Qualificação
Para o coordenador de Extensão da Udesc, Eduardo Jara, a participação de expoentes da extensão nacional no Seminário Extensão em Foco “qualificou a formação dos servidores envolvidos com a Proex e fortaleceu, por mais uma edição, a qualidade das avaliações e pareceres de caráter didático-pedagógicos, para melhoria da escrita dos futuros programas e projetos de extensão”.
“O trabalho realizado em parceria com os avaliadores ad hoc convidados para o seminário contribui para o avanço das ações extensionistas da Udesc, pois os debates e relatórios produzidos serão incorporados em futuros editais e formações de professores na área da extensão”, afirma.
Além dos professores Balduíno e Jara, participaram da elaboração do relatório, pela Udesc, o professor Valério Turnes, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), a técnica universitária Tânia Folleto e o estagiário da coordenadoria de Extensão, Bryan Richard.
Gestão de riscos
Jara destaca que, além de indicadores trabalhados e propostos nacionalmente, a Udesc inovou ao incluir no relatório questões relacionadas à prevenção de riscos e desastres, tema que a universidade estadual vem se destacando a partir do trabalho do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped).
“Essas sugestões serão apresentadas ao Forproex para apreciação e incentivo à inclusão desse indicador em todas as instituições de ensino superior do País”, conclui o docente.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8009
Fonte: Governo SC