A Fundação Cultural de Chapecó realizou a entrega de Relatório de Estudo Antropológico à comunidade indígena da Aldeia Kondá. O documento, que foi entregue ao cacique Efésio Siqueira, é um resgate da memória do território kaingang através de um mapeamento de toda a região onde está inserida a comunidade, bem como a identificação de todas as famílias que compõem a aldeia.
O Estudo foi encomendado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Chapecó e elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além da participação de Jeovana Corá, assistente social da Prefeitura Municipal de Chapecó. Um de seus principais objetivos é servir de instrumento de reconhecimento das raízes do povo kaingang em Chapecó, etnia com o maior número de indígenas no município.
O documento também encontra-se disponível para consulta e conhecimento de toda a população chapecoense na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella e no Museu Antônio Selistre de Campos.
Entrega das carteiras de artesão
Na mesma oportunidade, foi realizada a entrega das carteiras nacional do artesão a 20 famílias da comunidade da Aldeia Kondá, inserindo os artistas no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Com a carteira nacional do artesão, os artistas podem participar de feiras nacionais e internacionais de artesanato, participar de cursos e oficinas de formação, além de benefícios fiscais, como a isenção de ICMS na comercialização de seus produtos.
Os artesãos indígenas da Aldeia Kondá também fazem parte do Feito em Chapecó – Programa do Artesanato Chapecoense, que tem como objetivo o aproveitamento econômico das vocações locais, além da preservação e valorização das manifestações culturais chapecoenses.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC