- PUBLICIDADE GOOGLE-

São José: obras avançam para tornar tratamento de esgoto em Potecas mais moderno

A obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas segue em ritmo acelerado, com o primeiro tanque de aeração já mostrando sua estrutura. Na última semana, uma nova concretagem envolveu 70 caminhões betoneira para depositar 664 metros cúbicos de concreto na base. A meta da CASAN é concluir até janeiro a laje de fundo do primeiro tanque.

Serão ao todo quatro tanques, sendo três construídos na primeira etapa da obra. Cada um terá aproximadamente 4,7 mil metros quadrados, equivalente ao tamanho de meio campo de futebol. Nesses tanques, equipamentos fornecerão oxigênio ao esgoto, estimulando a depuração por meio de bactérias que se alimentam da matéria orgânica.

Continua após o anúncio

“Ainda que pareça uma área grande, é bem menor do que a das atuais lagoas de estabilização, pois teremos uma tecnologia muito mais eficaz e moderna para tratamento do esgoto”, explica o engenheiro da CASAN Antônio Alexandre Martins.

A Nova ETE Potecas terá capacidade de vazão média de 600 l/s na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização, onde ocorre o tratamento biológico, o que acaba causando mau cheiro.

Continua após o anuncio

Com tecnologia de lodos ativados por aeração prolongada, a nova ETE permitirá maior controle de odor e remoção complementar de fósforo. Com isso, vai garantir tratamento mais completo para o efluente final.

“A principal vantagem do novo sistema está na capacidade de depurar uma carga mais elevada de esgoto em menor espaço físico, resultando em um tratamento mais rápido e eficiente do efluente. Além disso, a Nova ETE terá dois biofiltros que contribuirão com a redução do odor emitido no processo de tratamento, trazendo uma maior qualidade de vida para a população”, explica a engenheira ambiental Larissa de Andrade Gonçalves, que atua nos programas ambientais das obras.

Continua após o anúncio

Com o investimento previsto de R$270 milhões, a nova ETE Potecas vai atender uma população de 328.494 habitantes na primeira etapa, podendo chegar a 437.992 com sua ampliação.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Projeto Socioambiental das Obras ETE Potecas / Acervo CASAN

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS