- PUBLICIDADE GOOGLE-

Joinville é considerada a melhor cidade do Brasil para fazer negócios na indústria

Joinville é destaque do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios 2023, elaborado pela Urban Systems e pela Exame. O município está em 1º lugar no ranking de Indústria. Na edição do ano passado, Joinville não figurava entre as 100 primeiras cidades colocadas.

É a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa a liderança no setor industrial, no estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios, que é elaborado desde 2014.

Continua após o anúncio

O prefeito Adriano Silva participou de um painel sobre o tema, na ocasião em que o anúncio foi feito, na manhã desta quinta-feira (7), em São Paulo, e destacou os pontos positivos desse segmento.

Joinville se destaca e a gestão municipal tem feito constantes ações de incentivo e desburocratização para o setor industrial. Um dos exemplos é a criação do Distrito Industrial Sudeste, que vai incentivar a implantação de empresas nas regiões Sul e Sudeste.

Continua após o anuncio

“Teremos dois novos distritos industriais, um com incentivo fiscal para estimular a viabilidade do projeto, e outro com uma área de expansão urbana para ser um grande pulmão de novos terrenos para atender essa demanda de novas industrias”, explica o prefeito.

O tempo médio para abertura de uma empresa também faz de Joinville uma referência, com 1 dia e 2 horas, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal. “Criamos um espaço para empreendedores de todos os tamanhos, não só da indústria, para discussão e orientação sobre abertura e desenvolvimento de negócios na cidade”, afirma o prefeito.

Continua após o anúncio

Um dos indicadores levados em conta para o estudo é que Joinville teve um saldo positivo de 1,4 mil empregos no setor da indústria da transformação. Também apresentou crescimento de 3,7% no número de empresas do setor, aumento de 9,95% na exportação de produtos industriais e concentração de 34% do total de empregos formais da cidade no setor industrial.

Outro indicador relevante no resultado do ranking é a distância do município com portos e aeroportos. Joinville está localizada estrategicamente entre seis grandes portos em operação: Porto de Navegantes com distância de 88 km; Porto de Itajaí 93 km; Porto de Itapoá 79 km; Porto de São Francisco do Sul 61 km; Porto de Paranaguá 125 km; e Porto de Antonina, com distância de 156 km de Joinville.

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola está situado a 13 km do Centro de Joinville. E a cidade está próxima de outros três aeroportos: o de Navegantes, Curitiba e Florianópolis.

Segundo Pablo Bittencourt, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o bom desempenho de Joinville no ranking se deve à estrutura industrial diversificada, a presença de fornecedores e a disponibilidade de mão de obra qualificada.

A reportagem completa está disponível no site da Exame (bit.ly/MelhorCidadeIndustria).

Como funciona o ranking

O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a Exame. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

Na categoria Indústria, são analisados 10 indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

Fonte: Prefeitura de Joinville SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS