- PUBLICIDADE GOOGLE-

CASAN realiza nova etapa de concretagem da ETE Insular nesta quinta-feira

Foto: Acervo CASAN

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) vai executar uma nova etapa de concretagem na Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis, nesta quinta-feira (07). A operação será iniciada a partir das 7h e deve mobilizar ao menos 8 caminhões betoneira para transportar 68 metros cúbicos de concreto. A concretagem deve ser realizada durante todo o período da manhã e a circulação dos caminhões não vai interferir no trânsito próximo à ETE, no aterro da Baía Sul, próximo à ponte Pedro Ivo Campos.

Continua após o anúncio

O concreto será utilizado para estruturação de parte das paredes laterais do tanque de aeração, maior unidade de tratamento a ser construída nas obras de ampliação. Quando entrar em operação, o tanque terá o processo MBBR (reator biológico de leito móvel, tradução de Moving Bed Bio Reactor), tecnologia que utiliza anéis de plástico para criar um biofilme. Esse biofilme serve para a adesão dos microrganismos que se alimentam do esgoto e realizam a sua depuração, gerando maior eficiência no tratamento.

Além desse processo, a ETE terá tratamento de efluentes com remoção química de fósforo e nitrogênio (tratamento terciário) e desinfecção por cloro gás para eliminação de agentes patógenos. Ao final, o efluente tratado terá alta pureza e será devolvido à Baía Sul.

Continua após o anuncio

As obras vão possibilitar o aumento da capacidade de tratamento da ETE para 632 L/s, suficiente para atender uma população estimada de 285 mil habitantes. Também está incluído na expansão o assentamento de mais 52 km de rede coletora para atender os bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal.

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular tem investimento de R$ 194 milhões. Os recursos são garantidos em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Continua após o anúncio

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS