- PUBLICIDADE GOOGLE-

Cidasc participa da I Semana de Defesa Agropecuária de Roraima e II Workshop de Fiscais Agropecuários em Roraima

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é destaque na I Semana de Defesa Agropecuária de Roraima e II Workshop de Fiscais Agropecuários, realizados de 27 a 30 de novembro, nas instalações do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (Pronat) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc

Durante o evento, a engenheira-agrônoma Fabiana Branco, coordenadora do Projeto Sanitarista Junior, representando a Cidasc, compartilhou seus conhecimentos em duas palestras significativas. No dia 29 de novembro, a palestra intitulada “Educação Sanitária alinhada à Defesa Agropecuária” proporcionou insights valiosos sobre a integração da educação e defesa agropecuária. No dia seguinte, Fabiana Branco abordou a temática “Defesa Sanitária Vegetal – Programas Estaduais de Sanidade Vegetal”, enriquecendo o evento com sua experiência especializada. Na oportunidade Fabiana acompanhou também o monitoramento da mosca da carambola Bactrocera carambolae, com os engenheiros-agrônomos fiscais estaduais da ADERR.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc

Além das apresentações, a engenheira-agrônoma participou do lançamento do Projeto Sanitarista Mirim da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR), iniciativa do Governo do Estado. O projeto da ADERR, inspirado no Projeto catarinense Sanitarista Junior, foi lançado em 29 de novembro, e tem como foco alunos entre 10 e 14 anos, matriculados no ensino fundamental e médio. Esses jovens alunos agora atuarão como sanitaristas mirins, desempenhando um papel fundamental na disseminação de informações cruciais sobre defesa agropecuária e saúde única no Estado de Roraima.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc

Os 30 estudantes selecionados por processo seletivo participaram do evento de lançamento, promovendo um envolvimento promissor da juventude com questões essenciais para o desenvolvimento sustentável da região. O Projeto Sanitarista Mirim busca não apenas informar, mas também transformar esses jovens em agentes multiplicadores de Educação Sanitária, contribuindo para o avanço da conscientização e qualidade de vida da população em geral.

Continua após o anuncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc

Além disso, no dia 30 de novembro, o médico veterinário da Cidasc, Ody Hess Gonçalves, abordou sobre a “Retirada da Vacina contra a Febre Aftosa e os Impactos ao Serviço de Defesa”. Em sua explanação, Ody evidenciou o compromisso da Cidasc em abordar questões relevantes para o setor agropecuário. O profissional também falou sobre a contribuição da Cidasc à ADERR quanto às mudanças nas atividades de defesa sanitária animal a partir da retirada da vacinação contra febre aftosa.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc

“A retirada da vacinação contra a Febre Aftosa requer do Estado muita atenção, pois muitas mudanças no modelo de vigilância precisam ser implementadas. Equipe técnica, produtores e demais atores envolvidos do setor produtivos precisam conhecer essas mudanças para prepararem o Estado para a transição de uma Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e acreditamos que a experiência de Santa Catarina de 16 anos de área livre contribuirá positivamente nesse processo”, ressalta Ody.

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Foto: Ascom/Cidasc

“Estamos muito felizes com a participação da equipe da Cidasc aqui em Roraima, na nossa primeira Semana de Defesa Agropecuária promovida pela ADERR. Esses profissionais vieram para trazer palestras e conhecimentos para toda a equipe de fiscalização e também para os nossos produtores e alunos das universidades que estão aqui presentes no nosso evento. Com toda a sua expertise e conhecimento eles têm trazido muita informação que pode ser aplicada aqui no Estado de Roraima e nós ficamos muito felizes em recebê-los. Eles também participaram do lançamento do nosso projeto sanitarista Mirim aqui em Roraima e para a gente isso é muito importante, porque esses profissionais têm uma grande experiência já com a atuação em projetos nesse sentido, já que há diversos anos faz com que esse projeto tenha muito sucesso no Estado de Santa Catarina e também farão com que tenha muito sucesso aqui. A presença dos funcionários da Cidasc aqui conosco, durante essa semana, é extremamente relevante para o Estado de Roraima”, comenta o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), Marcelo Parisi

“É com muita alegria que recebemos os representantes da Cidasc. Inspirada no Projeto Sanitarista Junior da Cidasc, a ADERR, em parceria com a deputada Estadual Ângela Águida Portella, destinou a emenda parlamentar de R$ 150 mil, lançou o Projeto Sanitarista Mirim em Roraima. Ficamos muito felizes com a presença dos representantes da Cidasc, neste momento. Visto que, além de nos inspirar no desenvolvimento do projeto, nos auxiliaram na disponibilização do material gráfico para que pudéssemos construir a nossa cartilha. Essa interação entre as agências de defesa agropecuária é de suma importância para a troca de experiências, fortalecimento e disseminação de informações, proporcionando melhorias na qualidade de vida das pessoas. Parabéns pelo trabalho executado pela Cidasc”, destaca a médica veterinária, fiscal agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) e idealizadora do Projeto Sanitarista Mirim em Roraima, Ana Maria Nóbrega.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
[email protected]
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS