Incentivar o protagonismo juvenil, esse foi um dos objetivos que motivou a realização do 1° Seminário do Grêmio Estudantil promovido pela Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação (Semed), nesta sexta-feira, dia 4.
O momento também teve como finalidade avançar com os diálogos e incentivar a troca de experiências entre os membros dos Grêmios Estudantis das escolas da Rede Pública Municipal de Blumenau. Além disso, a partir do seminário, buscou-se a elaboração e socialização de proposições sobre organização, representatividade e legalidade dos Grêmios Estudantis.
O evento contou com a participação dos estudantes, professores e comunidade escolar. Além disso, palestrantes abordaram temas relacionados ao seminário, como “Grêmio Estudantil e o Protagonismo Juvenil” e “O que é ser Jovem no Século 21”.
“Os jovens são o futuro da nossa sociedade, é fundamental estimular o diálogo e as discussões de temas que fazem a diferença para eles. Além disso, mais importante ainda é dar voz para esses adolescentes, esse é um dos objetivos deste seminário”, comentou o secretário de Educação, Alexandre Matias.
Ao todo, a rede municipal possui oito escolas com Grêmio Estudantil. Em 2024 está previsto a criação de mais 30. Com isso todas as escolas que possuem turmas de 6° a 9° ano terão os representantes estudantis.
O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos, que representa o interesse dos estudantes nas instituições de ensino, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico, cultural, artístico, esportivo, cívico e recreativo nas escolas. O Grêmio Estudantil está contemplado no Plano Nacional da Educação, no Plano Municipal de Educação e no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau.
Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC