Uma oportunidade para crianças e adolescentes do acolhimento institucional e das casas lares de Chapecó mantidas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria da Família e Proteção Social. Assim é o Programa Novos Caminhos, que ofereceu em 2023 oportunidade para 12 crianças e adolescentes que frequentaram oficinas ofertadas pelo programa e pelo sistema FIESC. A formatura aconteceu no auditório do SENAI nesta semana.
De acordo, com a Secretária da Família e Proteção Social, Isabel Trierveiler, a parceria com o programa é avaliada positivamente, pois oferece uma oportunidade para crianças e adolescentes. “Temos adolescente que já acessou o mercado de trabalho e que está fazendo curso de aperfeiçoamento dentro do programa. Além disso, oferece a interação das crianças e adolescentes com a sociedade e comunidade, e a qualificação profissional”, disse. Ela destacou ainda que a formatura foi um evento carregado de emoção, gratidão e esperança que emanou de todos os lados entidades, instituições, empresas e voluntários. Ela disse que foram entregues os certificados aos alunos e também a todos que participaram do programa.
Ela comenta ainda que a formatura foi muito emocionante e gratificante. Segundo ela, o programa é uma oportunidade para as crianças e adolescentes das instituições do município de aprender e se desenvolver para a vida e para o mercado de trabalho. “A formatura é o momento de reconhecimento para alunos, professores, voluntários e empresas, é dizer sim, que valeu a pena todo esforço, todo carinho e comprometimento”, comentou.
Programa
O Programa Novos caminhos foi criado em 2013 com o objetivo de transformar a realidade de crianças e adolescentes dos serviços de acolhimento para que alcancem uma vida digna e autônoma. O programa tem a parceria do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), da Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).
Ao longo de sua existência, novas instituições tornaram-se parceiras, entre elas, a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC