- PUBLICIDADE GOOGLE-

Defesa Civil divulga atualização das operações das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí

Figura: Nível do rio a jusante da barragem Norte, (A) antes da abertura e (B) após a abertura da comporta

A abertura de uma comporta na Barragem Norte, em José Boiteux, foi realizada nesta sexta-feira, 1º de dezembro, devido à diminuição das chuvas ao longo da semana, e redução dos níveis dos rios nos municípios abaixo da barragem. No município de Blumenau, o rio Itajaí-Açu segue em recessão, em nível de normalidade. Vale destacar que essa abertura não deve apresentar elevação significativa no nível do rio abaixo da barragem, não trazendo riscos de inundação para a região.

Continua após o anúncio

Ainda, o nível do reservatório da Barragem Norte apresentava redução, mesmo com a comporta fechada, pois a estrutura do barramento possui um canal lateral de passagem livre, ou seja, há passagem da água o tempo todo, sem estruturas de comportas. A abertura da comporta auxilia na aceleração do esvaziamento do reservatório, que neste momento, apresenta volume de aproximadamente 14,8%, com uma comporta aberta e uma comporta fechada.

Durante a ultima quinta-feira, 31, foi finalizada a abertura das comportas das barragens Oeste e Sul. Neste momento a Barragem Oeste, em Taió, está com sete comportas abertas, e volume no reservatório de cerca de 80%. Já a Barragem Sul, em Ituporanga, segue com quatro comportas abertas e volume aproximado de 87%.

Continua após o anuncio

A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos municípios.

Elaborado em: 01/12/2023 às 16:00

Continua após o anúncio

Hidrólogos: Dieyson Pelinson e Graciane Vivan Pomatti

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais

Mais Lidas

RECEITAS