O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou, em seu mais recente levantamento sobre Microempreendedores Individuais (MEIs), um crescimento exponencial em Santa Catarina. Os dados revelaram um aumento de 21,1% numa análise ano contra ano, o equivalente a 99.021 novos empreendedores.
Esse crescimento representa o oitavo aumento mais expressivo em âmbito nacional, e é uma clara demonstração do dinamismo econômico do estado. Os setores que lideraram esse crescimento incluem a atividade de saúde humana e serviços sociais, com um aumento de 39,7%, seguida pela agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com 38,8%, e a área de informação e comunicação, com um notável aumento de 34,1%.
Com isso, Santa Catarina agora abriga um total de 568.093 MEIs, consolidando-se como o sétimo estado com o maior contingente de empreendedores individuais no Brasil. Esse número representa 4,3% do total de 13,2 milhões de MEIs em todo o país. Além disso, o estado se destaca por ter a maior proporção de MEIs atuando na indústria geral, com 14,1%. A maioria dos MEIs catarinenses, cerca de 276,7 mil pessoas, está no setor de serviços, que ocupa 48,7% dos MEIs do estado.
Liberdade para empreender
O deputado Matheus Cadorin (Novo), que é o líder da Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e Inovação em Santa Catarina, analisa os dados positivos: “Este crescimento dos MEIs demonstra o dinamismo da economia catarinense, e a disposição para o trabalho de quem vive em nosso Estado.”
A Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e Inovação em Santa Catarina reúne representantes de empresas comerciais, indústriais e associações empresariais para analisar um conjunto de leis com impacto direto no setor produtivo catarinense. A Frente tem como objetivo reduzir leis que criam dificuldades para quem gera emprego e renda no estado, tornando o ambiente mais favorável ao progresso do setor produtivo.
Como participar
“A participação ativa da comunidade é essencial para a construção de um ambiente altamente propício ao avanço econômico do estado”, enfatiza Matheus Cadorin. Para obter mais detalhes e informações sobre a Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e Inovação, a comunidade pode entrar em contato através do e-mail: [email protected].
Matheus Cadorin lembra, ainda, que “a liberdade econômica é uma das principais bandeiras do Partido Novo, ao qual sou filiado. Acreditamos que o Estado deve atuar como um facilitador do desenvolvimento econômico, e não como um entrave. Defendemos uma economia livre e competitiva, onde as empresas possam atuar sem burocracia e sem intervenção excessiva do Estado”, afirma o parlamentar..
Fonte: Agência ALESC – Gabinetes
Gostou da notícia?
Aproveite para participar do nosso grupo no whatsapp e receba notícias exclusivas diariamente. ENTRE NO GRUPO AQUI! É grátis, e você recebe em primeira mão as nossas notícias!
Siga o SC Hoje News no Google News para ficar bem informado.
Siga nosso perfil no Instagram: @schojenews
Siga nossa página no Facebook: @schojenews
Inscreva-se no nosso Canal no YouTube: @schojenews