Os 138 alunos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó que foram premiados no Concurso Canguru de Matemática receberam suas medalhas na manhã desta quinta-feira, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
A solenidade contou com homenagem aos alunos, pais e professores. Estiveram presentes o prefeito João Rodrigues, a secretária de Educação, Astrit Tozzo, e a deputada estadual Luciane Carminatti, que é mãe de um dos quatro medalhistas de ouro, Guilherme Henrique Werlang, da EBM São Cristovão. Os demais foram Miguel Francisco Donin, da EBM São Cristovão; Tamyres Knechtel Lutinski, da EBM Fedelino Machado dos Santos; e Vitória Belusso Weiss, da EBM Água Amarela.
Foram dezoito medalhas de Prata, trinta e seis medalhas de Bronze e oitenta menções honrosas. O Concurso Canguru foi aplicado em mais de 90 países, com aproximadamente 6 milhões de estudantes inscritos. Na Rede Municipal de Ensino, sete mil alunos em 38 escolas participaram da competição.
“Este é um momento muito especial, pois ele reflete o caminho que queremos seguir, que é o da qualidade na educação. E ele é muito maior do que parece ser, pois não são apenas 138 medalhistas, são 138 famílias. Nós parabenizamos os estudantes medalhistas e também cada um que participou, lembrando do trabalho dos profissionais de educação que são a base destas conquistas, junto às famílias, são eles que fazem com que o processo aconteça! Que este resultado estimule a participação de mais estudantes nos concursos oferecidos pela rede e que o número de conquistas aumente cada vez mais” disse a secretária de Educação, Astrit Tozzo.
Ela destacou que neste dia em que alcançamos essa grande conquista para o nosso Município, é de suma importância olharmos para trás e agradecermos os nossos professores, que nos ajudaram durante essa caminhada.
“Assim, a palavra que expressa a admiração, o respeito e o carinho por vocês é agradecimento. Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento e pelos ensinamentos para a vida. O professor não somente ensina matérias a seus alunos. O professor os faz pensar, refletir, colocar as ideias e os sentimentos no lugar. Hoje, não poderíamos deixar de mencionar, com gratidão, que os professores são o verdadeiro apoio que inspiram todos os dias seus alunos a fazerem mais e melhor. Ser professor é a arte de aprender todos os dias com quem você achou que iria ensinar. É dedicar-se ao outro para o ver brilhando”, completou Astrit.
O prefeito João Rodrigues destacou que a atual gestão tem trabalhando em várias frentes, reformando escolas, construíndo novos espaços, comprando equipamentos, e valorizando e capacitando os professores.
“Não adiante ter o melhor prédio se não tiver um bom professor. Se nós estamos conquistando este resultado é pela gestão na Educação, pela qualidade dos nossos professores, pelo esforço dos alunos e pelo empenho dos pais. Que orgulho morar em Chapecó”, disse o prefeito.
Ele ressaltou que os investimentos vão continuar, com destaque para a tecnologia e, no próximo ano, os alunos da Rede Municipal de Ensino terão uniforme.
Fonte: Prefeitura de Chapecó – SC