A competição mais importante do mundo no atletismo paralímpico começou neste sábado, dia 8, em Paris (França) e dois blumenauenses estão entre os 54 atletas que representam o Brasil. Um deles teve a honra de representar o Brasil no desfile oficial de abertura da competição, que é considerada uma prévia das Paralimpíadas 2024, que também serão realizadas em Paris. Suzana Nahirnei esteve ao lado de outros nove paratletas brasileiros no desfile de abertura.
Essa é a primeira vez que Blumenau, por meio do Programa Paradesporto, terá representantes na principal competição do atletismo paralímpico do Brasil. Suzana é a primeira dos blumenauenses a estrear na competição. Nesta quarta-feira, dia 12, ela disputa a final do Lançamento de Dardo na categoria F46. Na quinta-feira, 13, ela disputa a classificatória do arremesso de peso e, caso se classifique, briga por medalha no dia seguinte.
O outro representante de Blumenau é José Alexandre, que estreia na quinta-feira, dia 13, na classificatória dos 400m rasos da classe T47. A final está marcada para o dia seguinte. Já no dia 17 tem a prova dos 100m rasos – a classificatória e a final são no mesmo dia. A secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Giselle Chirolli, está em Paris acompanhando nossos atletas. “Eu conversei com eles aqui nos bastidores, eles estão bem, calmos, focados e confiantes. Posso afirmar com segurança que eles estão muito bem preparados para enfrentar os desafios dessa competição de peso”, confirmou.
Cobertura especial
A participação de Blumenau na competição, que acontece de 8 a 17 de julho, terá cobertura especial para mostrar os resultados e bastidores; e disponibilizará materiais à imprensa.
“A secretária Giselle vai com a missão de representar Blumenau e a inclusão no mundial, além dos nossos atletas, mas será também porta-voz dos resultados e a responsável por mostrar para quem fica aqui na torcida, um pouco da rotina dos nossos paratletas em Paris. É algo histórico para Blumenau e precisamos dar valor e entender a importância que isso tem. A Giselle será a voz e a torcida de todos os blumenauenses no Mundial e esperamos poder celebrar com ela e nossos atletas as conquistas que virão”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.
Calendário de provas
Suzana Nahirnei
Quarta-feira, dia 12
4h25 – Lançamento de dardo F46 (final)
Quinta-feira, dia 13
7h30 – Arremesso de peso T46 (semifinal)
Sexta-feira, dia 14
14h25 – Arremesso de peso T46 (final)
José Alexandre
Quinta-feira, dia 13
16h – 400m T47 (semifinal)
Sexta-feira, dia 14
14h25 – 400m T47 (final)
Segunda-feira, dia 17
17.07.23
5h45 – 100m T47 (semifinal)
15h20 – 100m T47 (final)
Horários de Brasília