Nesta segunda-feira, dia 3 de julho, a Prefeitura de Blumenau renovou a parceria com a Associação Professor Artur Novaes (Apan) por meio do projeto “Voleibol para a Vida”. A parceria já ocorre desde 2022 em sete escolas municipais, e neste ano o projeto será ampliado para mais quatro escolas municipais, totalizando 11 instituições participantes, atingindo cerca de 800 estudantes.
Por meio da implantação dos polos nas escolas, os estudantes são iniciados na prática de voleibol e aprendem os fundamentos técnicos e táticos do esporte. Além disso, também estimula a inclusão social e formação de cidadãos. Os participantes do projeto são contemplados com camisetas distribuídas pela Apan.
“É um momento especial para educação do nosso município. É de extrema importância fomentar outras modalidades esportivas nas nossas escolas. Essa é uma das metas do nosso governo, fortalecendo o esporte e também levando saúde para nossos estudantes”, destacou o prefeito de Blumenau, Mário Hillebrandt.
As aulas possuem a carga horária prevista para duas aulas semanais e possuem a supervisão da Apan. Podem participar do projeto estudantes entre 9 e 16 anos, que estão matriculados no contraturno nas aulas de Esporte Escolar. Para aplicar as aulas de vôlei os professores passaram por formações com professores da Apan.
Participam do projeto de inclusão social e formação de cidadãos as escolas municipais: EBM Alberto Stein; EBM Anita Garibaldi; EBM Hella Altenburg; EBM Pedro II; EBM Machado de Assis; EBM Francisco Lanser; EBM General Lúcio Esteves; EBM Henrique Alfarth; EBM Quintino Bocaiúva; EBM Conselheiro Mafra e EBM Pedro I.
“Além de fomentar o esporte, a parte social do projeto é muito importante. Com certeza o estudante que participa será modificado de forma positiva no futuro. Nosso desejo é ampliar o projeto para mais escolas municipais”, comentou o secretário de Educação, Alexandre Matias.
Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC