O hackepeter, também conhecido por mett em algumas regiões, surgiu em Berlim e é um prato típico alemão feito à base de carne crua e outros temperos. Na Alemanha, o prato é servido com carne de porco, porém em cidades brasileiras com colonização germânica, a exemplo de Blumenau, é servido com carne bovina.
O prato está entre as opções disponíveis na Rota da Gastronomia Alemã, lançada com a proposta de voltar no tempo por meio da gastronomia e trazer experiências únicas pelo paladar. Em Santa Catarina, nas cidades de colonização alemã é muito comum encontrar hackepeter em restaurantes. Cada lugar serve à sua maneira, mas a origem é a mesma.
Muitas receitas foram passadas de geração para geração e não existe um modo certo de preparo. Porém, o tradicional recebe uma gema de ovo e para temperar, uma erva forte chamada de kümmel, bastante utilizada na Alemanha. Já no Brasil, alguns ingredientes não podem faltar para substituir o tempero citado, essencialmente a cebola.
Ficou com vontade de saborear o hackepeter, visite o Restaurante Moinho, que preparou uma releitura deste prato, que há gerações está presente na culinária de Blumenau e região. O restaurante funciona de terça a sábado, das 11h30 às 14h30 e das 19h às 23h30. Domingos e feriados o atendimento é das 11h30 às 14h30. Mais informações no site da Rota da Gastronomia Alemã.
Prêmio Viva Blumenau
Representando um movimento de valorização da cultura germânica, a Rota da Gastronomia Alemã é uma das finalistas do prêmio Viva Blumenau 2023, promovido pela NSC TV como forma de homenagear pessoas, projetos e iniciativas da cidade. Os vencedores serão escolhidos por meio de votação popular, que ocorre até o dia 18 de julho pelo portal G1. Os resultados serão anunciados em um evento com a presença dos finalistas e demais convidados da emissora.
Fonte: Prefeitura de Blumenau – SC