A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, anunciou no dia 23 de março que a instituição manterá a suspensão da oferta de crédito consignado para segurados do INSS. Segundo Serrano, a modalidade foi suspensa porque a iniciativa de reduzir a taxa de juros não foi comunicada com antecedência.
Serrano afirmou que a Caixa não poderia atender à demanda de segurados interessados no crédito, já que outras instituições financeiras também interromperam a concessão da modalidade. Ela informou que o Ministério da Fazenda foi informado sobre a dificuldade, mas ainda não há uma resposta do governo sobre o assunto.
Em março, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciou uma redução no teto da taxa de juros do crédito consignado para beneficiários do INSS. Após as alterações, o teto de juros passou de 2,14% para 1,70% ao mês. Além disso, o CNPS também diminuiu o limite da taxa do cartão de crédito consignado, que passou de 3,06% para 2,62%.
Por conta dessas mudanças, não só a Caixa, mas também outras instituições financeiras suspenderam a oferta da modalidade. Dentre os bancos que interromperam a concessão do consignado do INSS estão: Banco do Brasil, Banco PAN, Bem Promotora, Bradesco, C6 Bank, Daycoval, Itaú Unibanco, Mercantil e PagBank.
Importante ressaltar que, no caso do Mercantil, apenas o empréstimo pessoal foi suspenso, ou seja, ainda é possível solicitar o cartão consignado. Já o PagBank suspendeu a concessão do crédito apenas nos correspondentes bancários, sendo possível solicitar o crédito pelo aplicativo.