- PUBLICIDADE GOOGLE-

Entreposto comercial Zimdars foi totalmente restaurado

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) prestigiou a entrega do conjunto de edificações da família Zimdars, localizado na Vila Itoupava. Os imóveis tombados foram restaurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fruto de investimento de R$ 183.804 assegurados na emenda parlamentar da deputada federal Ângela Amin. A entrega ocorreu quarta-feira, dia 25 de janeiro, com a presença de autoridades municipais e população local.

O Conjunto Comercial Zimdars está no rol das Edificações, Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina (Processo 1.548-T-07). Os bens estão registrados no Livro das Belas Artes volume II, inscrição nº 653, folha 82, e no Livro Histórico, inscrição n° 642, volume III, folha 106, em 15 de setembro de 2015.

Continua após o anúncio

As edificações, construídas a partir de 1899, serviram de entreposto comercial na comunidade formada por imigrantes. O conjunto é composto por um comércio e um clube de caça e tiro, ambos formando um ponto de referência do pequeno núcleo populacional da Itoupava Rega.

A execução da obra atendeu os objetivos de conservação de bens tombados na esfera federal, a fim de garantir sua integridade, plena utilização e estancar o processo de deterioração. Foram executados serviços de restauro no armazém (cobertura, forro, esquadrias, imunização e pintura) e na casa enxaimel de depósito (recomposição das paredes, pisos, forros, imunizações, proteções, pintura e sistema elétrico).

Continua após o anuncio

Memórias

O secretário municipal de Cultura Rodrigo Ramos apresentou a linha do tempo com memórias da época da construção do imóvel ainda no período colonial e os contratempos enfrentados pelas famílias para sobreviver distante da área urbana no começo dos anos 1900. Comentou sobre a importância dos bens imateriais preservados e o resgate daquele conjunto arquitetônico que guarda história por mais de um século.

Continua após o anúncio

A prefeita em exercício Maria Regina Soar lembrou que outra parceria com o Iphan vai garantir, em breve, a manutenção e restauro da Escola N 01, na Itoupava Central. Os investimentos previstos são resultado de emenda parlamentar do ex-senador Dalírio Beber. O intendente Distrital da Vila Itoupava, Leandro da Silva, também prestigiou a entrega das restaurações.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

postada em 27/01/2023 13:36 – 43 visualizações

Fotos

Fonte: Prefeitura de Blumenau SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais