- PUBLICIDADE GOOGLE-

Teoria da Relatividade de Einstein inspira o nome do Parque Astronômico de Criciúma

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A Teoria da Relatividade Geral do físico alemão, Albert Einstein, é uma das principais fórmulas científicas conhecidas atualmente, e devido a sua importância para o estudo da Ciência será a inspiração para a criação do nome do novo ponto turístico de Criciúma, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc2. O parque contará com diversos elementos para despertar a curiosidade sobre o universo, incentivando o estudo da Astronomia e a observação das estrelas e constelações no município de Criciúma.

Continua após o anúncio

O reconhecimento do cientista e a escolha da fórmula que dará nome ao Parque Astronômico, foram ideias trazidas e realizadas pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “Albert Einstein foi um dos maiores cientistas que nosso mundo já teve, e ao visitar o parque, todas as pessoas e, principalmente, as crianças terão contato tanto com seus estudos quanto nas diversas áreas que constituem a Astronomia. Desse modo, será uma forma de inspirar a formação de futuros cientistas em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, nos estudos da Ciência Moderna, Einstein e sua Teoria da Relatividade revolucionaram a Física, demonstrando importância na sociedade. “Ela consegue explicar muitas questões da vida, do universo, do cotidiano e do ser humano. Como resultado, isso mostra o motivo para a escolha do nome e do foco nesse cientista inspirador”, frisou.

Continua após o anuncio

Elementos de imersão ao universo

Segundo a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, dentro das escolas municipais o estudo da ciência com foco na Astronomia já acontece nas atividades educacionais e também nos Clubes de Astronomia. Mas, com a construção do planetário, o interesse pela Astronomia e o fomento da Ciência será cada vez maior. Hoje para ter acesso a essas vivências, os estudantes precisam se deslocar para Porto Alegre ou Florianópolis, e com o parque o acesso será facilitado para todos os alunos.

Continua após o anúncio

Os elementos que constituirão o parque serão: um planetário digital, exposições de constelações, salas maker, laboratórios, telescópios e observatórios a olho nu. Sendo assim, o projeto proporcionará uma grande imersão ao conhecimento do universo, contribuindo para estimular a curiosidade das pessoas”, destacou a coordenadora.

Além disso, para contribuir com as pesquisas e os estudos que serão realizados no local, na última semana foi assinada a Lei Nº 8.264. A lei autoriza o município de Criciúma a receber, por doação da empresa Betha Sistemas, equipamentos para a composição do parque.

Ao todo, o local receberá quatro telescópios, kit de lentes oculares, peças de fixação e câmeras adaptadoras para visualização dos astros nos telescópios. Além de um dispositivo mecânico móvel para apresentação dos movimentos rotacionais e translacionais da Terra.

Teoria da Relatividade: o que isso quer dizer?

A Teoria da Relatividade consagrou-se como uma resposta para dúvidas existentes na Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton, uma vez que, até o final do século XX a Física era redigida pelas suas leis. Assim, Einstein afirmou que a gravidade está ligada ao espaço e ao tempo, formulando teorias e hipóteses sobre esse fenômeno.

Um pouco sobre Albert Einstein

Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879. O físico foi considerado um dos maiores cientistas do mundo, responsável por desenvolver a Teoria da Relatividade Geral, um dos pilares no estudo da Física. Albert Einstein faleceu em Princeton, nos Estados Unidos, em 18 de abril de 1955.

Fonte: Prefeitura de Criciúma

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais