O Centro de Educação Infantil (CEI) Ana da Silva Fontes, do bairro Cordeiros, promoveu na manhã desta terça-feira (08) uma oficina de capoeira para marcar a abertura do mês da Consciência Negra. A vivência foi ministrada, de forma voluntária, pelo Mestre Careca e pela professora Estrela e envolveu 120 alunos da unidade de ensino. Na roda de capoeira, participaram crianças de até cinco anos.
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Com movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. Além da roda de capoeira, o CEI Ana da Silva Fontes realizará ainda exposições, brincadeiras, músicas e oficina de pinturas africanas, além de turbantes.
“Nas oficinas contaremos com a parceria dos pais dos nossos estudantes. A intenção é integrar toda a comunidade escolar para falar sobre a cultura negra”, informou a supervisora do CEI, Renata Aparecida da Silva.
Ao longo deste mês, várias unidades escolares de Itajaí vão realizar ações dentro da temática da Consciência Negra. “Serão importantes ações de conscientização dentro das unidades de ensino, a fim de promover reflexões e mudanças de atitude, além do combate ao racismo e à intolerância. Precisamos respeitar e ter uma conduta democrática de paz e aceitação”, destacou a supervisora do programa da Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Combate ao Bullying, Adriana dos Santos.
Fonte: Prefeitura de Itajaí