- PUBLICIDADE GOOGLE-

Balneário Camboriú terá três praias no Programa Bandeira Azul

Mais uma praia de Balneário Camboriú terá a Bandeira Azul hasteada na temporada de verão. É a Praia de Taquaras, considerada apta pelo júri internacional do Programa Bandeira Azul para receber a premiação.

O resultado foi divulgado na segunda-feira (3). Além de Taquaras, terão a bandeira azul hasteada as praias de Estaleiro e Estaleirinho, que estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente.

Continua após o anúncio

“Recebemos nesta semana o reconhecimento de cidade número 1 em Meio Ambiente do Connected Smart Cities, o ranking das cidades inteligentes, pelo segundo ano consecutivo. A bandeira azul hasteada em mais uma praia de Balneário Camboriú reafirma que estamos, enquanto administração e enquanto sociedade, fazendo um trabalho precioso em relação ao meio ambiente. Isso destaca Balneário Camboriú nacionalmente, e a torna, cada vez mais, referência para o Brasil”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

A Bandeira Azul é um prêmio internacional que sinaliza para a população que a praia tem qualidade de água e é segura. É concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental. Na cidade, a Tedesco Marina também renovou a bandeira azul.

Continua após o anuncio

Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho ficam na região das Praias Agrestes de Balneário Camboriú, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, um local cercado de vegetação nativa. Há quase dois anos, essa região tem um plano de manejo, o qual determina as diretrizes e regramentos para o desenvolvimento sustentável da APA.

“Em Taquaras, melhoramos os acessos e disponibilizamos banheiros, além de monitorarmos a qualidade da água desde que a praia entrou na fase piloto do programa, em 2018”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Continua após o anúncio

Para a temporada 2022/2023, o júri internacional do programa avaliou a inscrição de 29 praias e 11 marinas brasileiras, considerando todas aptas para receber a premiação. No total, 40 locais serão certificados com a Bandeira Azul em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul, em evento presencial em Niterói (RJ). Santa Catarina tem 18 das 29 praias brasileiras aprovadas, além de quatro das 11 marinas brasileiras que obtiveram a premiação.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019, com as praias do Estaleiro e Estaleirinho. No início de 2017, o município habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências, baseadas em 34 critérios. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos.

___________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro e Ivan Rupp
Foto: Celso Peixoto/ Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc 

FOTOS

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais