- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde de Camboriú disponibiliza aparelhos para oxigenação e ventilação domiciliar

O processo para solicitação dos mecanismos de suporte à vida podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou encaminhados diretamente dos hospitais em casos de internação para a secretaria de saúde do municipio

A Secretaria de Saúde de Camboriú informa que Oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) e ventilação domiciliar (VD) são benefícios que estão disponíveis gratuitamente para quem necessita dos aparelhos. Pacientes com hipoxemia, que é a baixa oxigenação no sangue, são os principais beneficiados com o serviço, sendo que a principal vantagem é a diminuição do número de internações hospitalares, contribuindo diretamente para que o paciente receba o tratamento no conforto de sua residência.

Continua após o anúncio

Para entender melhor sobre o assunto, é necessário explicar a aplicação dos aparelhos para cada tipo de patologia. “Além dos casos de hipoxemia, que é atendida com a oxigenioterapia, pacientes com doenças torácicas restritivas, doenças neuromusculares e encefalopatia anóxica perinatal, são atendidos pela ventilação domiciliar. O tipo de doença e a condição do paciente são fatores determinantes para que seja tratado com ODP ou VD”, explica o enfermeiro e coordenador da Estratégia Saúde da Família (ESF), Leonardo Costa Peixoto.

Instrumentos utilizados para os tratamentos como concentradores, cilindros de oxigênio e oxigênio portátil, também podem ser solicitados mediante comprovação médica das doenças citadas. “A solicitação do paciente pode ser feita com laudo médico em uma unidade saúde mais próxima da residência do paciente, pois dessa forma pode-se avaliar se o caso está apto, ou não, para receber a ODP ou a VD”, enfatiza o enfermeiro.

Continua após o anuncio

É importante reforçar que alguns hábitos são importantes para o uso desses instrumentos e para a eficácia do tratamento. Não fumar, deixar o aparelho distante de fontes de calor, seguir a prescrição médica, não tomar bebida alcoólica, cuidar da pele, além do cuidado com o próprio equipamento, são algumas das recomendações. O descumprimento de alguns desses hábitos pode acarretar na perda do benefício.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais