Centro de Educação Infantil do bairro Cordeiros celebra dia do folclore

- PUBLICIDADE -

O dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto e nesta segunda-feira, os personagens Boitatá, Saci, Boi de mamão e sua Maricota invadiram a sala de aula do Berçário II, do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Cássia Maria Schnaider Soares, do bairro Cordeiros. A iniciativa foi da professora Aline Cunha da Conceição Joanine e das agentes Ana Luiza de Jesus e Gyselle Garcia Alves Pinheiro, que oportunizaram o desenvolvimento de narrativas criativas e o desenvolvimento do faz de conta na infância.

As docentes fizeram a contação de história do livro “Matheus, esse boi é seu”, depois fizeram a parlenda “O sapo dentro do saco” e ensinaram para as 16 crianças algumas cantigas e danças folclóricas. Com essas vivências, os alunos de 1 a 2 anos puderam desenvolver habilidades cognitivas e psicológicas, enriquecendo o vocabulário de forma divertida e trabalhando a fala e as demais formas de expressão.

A Base Nacional Comum Curricular, em sua terceira competência, estabelece o repertório cultural como construção da identidade do estudante, habilitando-o a compreender a própria cultura e a de outros povos e incentivando-o a valorizar e a criar arte e cultura.

“O nosso objetivo, portanto, foi preservar o acervo que forma o folclore brasileiro e também incentivar os estudos na área. Além de algumas comunidades e regiões que mantêm acesa a chama dessa tradição, passada de geração a geração, as escolas são as grandes porta-vozes dessa cultura por utilizarem esses conteúdos como fonte de ensino-aprendizagem interdisciplinar, seguindo a orientação da BNCC”, explicou a professora Aline Cunha da Conceição Joanine.
 

Fonte: Prefeitura de Itajaí