O Município de Itajaí, através das Secretarias de Promoção da Cidadania e de Saúde, realizou a entrega de carteiras de identificação para portadores de fibromialgia na última quinta-feira (23). A ação ocorreu no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS) e foi direcionada aos pacientes que fazem tratamento no local. Ao todo, já foram entregues cerca de 100 carteiras na cidade.
A iniciativa ocorreu durante o encontro do grupo de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para pessoas com fibromialgia. O Município também informou aos pacientes e representantes da Associação Ação em Saúde que irá promover, ainda em 2022, uma capacitação sobre fibromialgia para os profissionais da rede de saúde. O objetivo é sensibilizar e expandir o conhecimento sobre a doença, além de reforçar os tratamentos disponibilizados.
Sobre a carteira do portador de fibromialgia
A Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia tem o intuito de facilitar o acesso preferencial aos diversos atendimentos no município, tendo em vista que a patologia, na maioria dos casos, é limitante e não é aparente. O documento pode ser solicitado na Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na rua Uruguai, 1330, bairro Fazenda. A emissão é gratuita e tem validade de cinco anos.
Para se cadastrar, é necessário ter em mãos: o diagnóstico médico com Classificação Internacional de Doenças (CID) declarado (o diagnóstico atestando a Fibromialgia deverá ser firmado por profissional médico com o CID 10 M79.7); documento de identificação com foto; cadastro de Pessoa Física – (CPF); comprovante de residência atualizado e uma foto 3×4 recente.
Terapia Comunitária Integrativa
O CEPICS oferece grupo de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para pessoas com fibromialgia em Itajaí. Os encontros duram em média três meses, no formato presencial, e ocorrem às quintas-feiras, a partir das 14h. As reuniões abordam saúde mental, emocional e física dos pacientes. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (47) 3246-0025 ou no CEPICS, na Rua Uruguai, nº 277, bairro Centro.