Servidores e estagiários do Museu Histórico de Itajaí, Museu Etno-Arqueológico e Centro de Documentação e Memória Histórica participaram na tarde desta segunda-feira (25), da formação “Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência”. A atividade ocorreu no Salão Nobre do Museu Histórico e foi ministrada por Bianca Reimão, assistente social e conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi).
A ação é um desdobramento do diagnóstico do plano Museológico do Museu Histórico de Itajaí, desenvolvido em parceria da Fundação Genésio Miranda Lins com o Comadefi. O grupo de trabalho, composto por equipe e parceiros, identificou a necessidade de preparar as pessoas que atuam no atendimento ao público em relação à inclusão e acessibilidade. A formação abordou conceitos sobre a temática e preparou os servidores para melhor acolher as pessoas com deficiência.
“A formação trouxe questões que impactam diretamente no cotidiano das equipes, no atendimento ao público. Certamente, agora, eles compreenderão as demandas, acolherão melhor pessoas com deficiência e buscarão formas de pensar, inovar e adaptar as ações, projetos e eventos, de forma mais inclusiva e acessível”, ressalta o diretor executivo da Fundação Genésio Miranda Lins, Fabrício Marinho. Ele informou ainda que a partir desta formação, representantes do Comadefi visitarão as unidades da FGML no intuito de propor mais melhorias.