A Secretária Nacional da Família, Angela Vidal Gandra Martins, está em Chapecó para assinar um Acordo de Cooperação Técnica coma UFFS, às 14h. Mas antes ela esteve no gabinete do Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, onde conversou com o prefeito e a primeira dama, Fabiana Rodrigues.
Ela destacou que o convênio com a UFFS, que tem uma emenda parlamentar de R$ 250 mil da deputada federal Caroline De Toni, tem como objetivo capacitar universitários para atuação nas famílias, dentro do programa “Famílias Fortes”.
Angela explicou que o programa foi adaptado de uma experiência elaborada no Reino Unido, pela Universidade de Oxford. O objetivo é fortalecer vínculos familiares e atuar na prevenção do uso de álcool e outras drogas.
O curso trabalha temas como convivência, para melhorar comunicação e relacionamento entre os familiares, limites, regras, gestão de stress, uso saudável de tecnologias e projetos e sonhos para o futuro.
“Em alguns países como a Hungria, este projeto foi trabalhado como uma ação de erradicação da pobreza. Uma família desestruturada cria um ciclo de pobreza. As pessoas precisam ter motivos para o desenvolvimento econômico e social, precisam de um ambiente de paz e harmonia e é isso que pretendemos trabalhar nas famílias”, disse a secretária.
Angela disse que um convênio similar pode ser assinado com a Prefeitura de Chapecó, tanto no programa Famílias Fortes, como em outros programas, como Reconecte e Famílias na Escola.
Os materiais são gratuitos e podem ser acessados no portal da Escola Nacional da Família, que está dentro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
A secretária também sugeriu a criação de uma Secretaria Municipal da Família. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, gostou da ideia e vai avaliar a sugestão. A primeira dama Fabiana Rodrigues disse que atualmente as famílias são atendidas em programas da Assistência Social, mas que podem ter uma atenção maior em uma pasta específica.