O auditório da Secretaria de Educação de Itajaí foi palco, na tarde desta quarta-feira (20), para a apresentação teatral “A Rendeira e a Tartaruga”, da Cia Vibrata. O espetáculo foi prestigiado por cerca de 250 alunos, do 1º ao 5º ano, da Escola Básica Prefeito Alberto Werner. A trama traz uma reflexão sobre a consciência ambiental com a reciclagem de lixo e foi interpretada por Bianca Ramos e Cristian Strugulski. A apresentação tem patrocínio da Lei Aldir Blanc.
A história do espetáculo conta a relação de uma rendeira e o ciclo de vida de uma tartaruga marinha, a partir da descoberta de um ninho pela rendeira, que ajuda uma das tartarugas a chegar ao mar, desvencilhando-a dos perigos. Passa o tempo e a rendeira reencontra sua amiga que está doente com o lixo do mar. A atriz ainda utiliza bonecos, objetos cênicos e música ao vivo para relatar os hábitos da rendeira, sua casa, suas rendas, seu marido pescador e para trazer a mensagem sobre a conscientização da reciclagem do lixo por meio do exemplo da tartaruga marinha, que adoece depois de comer resíduos plásticos.
Os estudantes ficaram encantados com a história, recheada de música e poesia. “Eu já adorei o espetáculo logo no início, com a apresentação das músicas”, disse a estudante do 3º ano, Isadora Marinho Faraco.
“Foi uma tarde bem diferente para a gente. Gostei demais”, complementou o aluno do 1º ano da Escola Alberto Werner, João Carlos Xavier.
Após a apresentação da Rendeira e a Tartaruga, os atores conversaram com os estudantes, reforçando a importância de preservar o meio ambiente, não poluir os rios e os mares e, ainda, incentivaram a reciclagem.