A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está reforçando as ações de gestão territorial e defesa civil com foco na prevenção de desastres como inundações e deslizamentos no Município. Nesta segunda-feira (18), o prefeito Topazio Neto recebeu do geólogo Juan Altamirano Flores (UFSC) o mapa de aptidão à urbanização frente a desastres naturais. Com a parceria, a Prefeitura passa a dispor dos principais instrumentos técnicos de prevenção a desastres naturais.
O mapa realizado a partir de estudos geológicos e geográficos da Cidade, traduz a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com mínimo impacto possível e com o maior nível de segurança para a população. “O mapa será de grande utilidade para o combate às catástrofes naturais no Município. É um documento estratégico para o crescimento planejado e para a ocupação adequada do meio físico de Florianópolis”, ressalta o Prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.
A Prefeitura agora dispõe de importantes instrumentos técnicos de prevenção a desastres naturais previstos na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), possuindo o mapeamento de áreas de risco, o mapa de suscetibilidade e o mapa de aptidão à urbanização.
Fonte: Prefeitura de Florianópolis