Servir como apoio a investidores, produtores, técnicos e estudantes que buscam informações para dimensionar, implantar e gerenciar uma fazenda de ostras. Este é o objetivo do “Manual do cultivo de ostras”, recém-publicado pela Epagri. Organizada pelo biólogo Felipe Matarazzo Suplicy, pesquisador da Epagri/Cedap, a obra tem a colaboração de 13 coautores de vários estados brasileiros.
“Embora o Brasil disponha de uma costa de 9,2 mil km e a ostreicultura já contribua para a economia de vários municípios catarinenses e de outros estados costeiros, ainda existe uma longa curva de aprendizagem e de aperfeiçoamento das etapas da cadeia produtiva para que o Brasil figure entre os principais produtores mundiais de ostras”, afirma Felipe. Com a obra os autores pretendem contribuir com uma publicação abrangente e atualizada sobre o assunto.
O livro possui 256 páginas, 163 ilustrações e está disponível para venda no setor de publicações da Epagri. A obra impressa custa R$60,00 (custos com envio já inclusos) e pode ser solicitada pelo e-mail: [email protected].
Produção catarinense de ostras
Atualmente Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, respondendo por cerca de 95% da produção brasileira de mexilhões e ostras. Essa produção movimenta a economia catarinense: vários restaurantes especializados se estabeleceram nas cidades litorâneas e novas rotas gastronômicas foram criadas, com a geração de centenas de empregos atrelados ao processamento, à distribuição e ao comércio de ostras.
A seguir, compartilhamos uma das preparações mais apreciadas com ostra, cuja receita está no livro.
Ostras gratinadas
Ingredientes
•12 ostras frescas
•1 colher (sopa) de manteiga
Mais informações para a imprensa:
Gisele Dias
Assessoria de imprensa
Epagri
Fone: (48) 3665-5147 / 99989-2992
E-mail: [email protected]
Site: www.epagri.sc.gov.br