Evento com representantes de 78 escolas abre 23ª edição dos Jogos Estudantis de Joinville


A sexta-feira (8/4), foi de festa para o esporte joinvilense. Milhares de alunos, pais, professores, diretores e técnicos participaram da cerimônia de abertura da 23ª edição dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville). O evento contou com apresentações esportivas, artísticas e culturais.

A cerimônia reuniu representantes das 78 escolas públicas e particulares de Joinville que disputam as modalidades coletivas nessa primeira etapa do campeonato. Ao todo, essa fase envolve cerca de 3 mil alunos.

“Significa que o esporte está voltando e as pessoas precisavam disso, reflexo no número de inscritos. A Secretaria de Esportes vai trabalhar muito porque é um evento que dura o ano todo, com várias modalidades e faixas etárias”, explica o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos.

Apenas da Escola Municipal Plácido Xavier Vieria, mais de 100 estudantes vão competir nas modalidades coletivas abertas até o momento. “Depois de dois anos, é um pouco difícil essa retomada, mas nós somos uma escola muito unida, a comunidade ajuda muito, professores e equipe administrativa muito bons. Os alunos estão conseguindo fazer os treinamentos. Eles são ótimos e têm se esforçado bastante, indo treinar no contraturno e fins de semana”, conta a professora de Educação Física, Nadiny Zanetti.

Lucka Guilherme Coelho, de 14 anos, é aluno da Escola Municipal Virgínia Soares e atleta da categoria de base do JEC. Durante o Jeville, vai competir nas modalidades de futebol e futsal. “A expectativa é imensa, a gente não vê a hora de começar, porque é uma experiência única”, relata.

Além do juramento do atleta, feito por um estudante que vai competir na modalidade de futsal, quatro alunos que também se destacaram em competições nacionais esportivas e paradesportivas fizeram o revezamento e acendimento do fogo simbólico.

As torcidas mais animadas conquistaram pontos que vão ser somados à classificação dos alunos nas competições. O destaque ficou por conta das torcidas da Escola Municipal Plácido Xavier Vieria e do Colégio Santos Anjos.

Durante o discurso, André Mattos, agradeceu todos que se envolvem com a realização do Jeville e citou três valores que são desenvolvidos com o esporte: amizade, respeito e excelência.

“As pessoas prestam muita atenção na medalha, no troféu, mas o processo é também muito importante na formação do caráter e o esporte tem todos esses valores embutidos”, lembra o secretário.

O prefeito Adriano Silva parabenizou os servidores da Secretaria de Esportes e desejou uma boa competição aos atletas. “Que vocês tenham a sabedoria, alegria e honra de participar dos Jogos Estudantis de Joinville. O importante é participar, fazer bonito, o importante é conhecer novos colegas e deixar a nossa cidade ainda mais feliz”, disse o prefeito antes de declarar aberta a 23ª edição do Jeville.

As competições do Jeville terão início na próxima terça-feira (12/4) e nesse momento reúnem atletas nas modalidades coletivas de futsal, vôlei, handebol e basquete (grupo de 14 a 16 anos); futebol (11 a 13 anos e 14 a 16 anos); e jogos e brincadeiras (6 a 10 anos).

Ao longo do ano, serão abertas as inscrições para outras modalidades e fases escolares. No dia 25 de abril, por exemplo, já está prevista a inscrição para as modalidades de atletismo, basquete 3×3, basquete em cadeira de rodas, ginástica rítmica e artística, judô, karatê, natação, taekwondo, xadrez, tênis de mesa. Todas as informações estão disponíveis no link.

O retorno das atividades paradesportivas é uma das novidades deste ano. Além disso, haverá também jogos para os estudantes universitários.

Comente com o Facebook