Técnicos do TCU vem conhecer a gestão de resíduos sólidos de BC


Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú recebeu a visita de três auditores federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) de Brasília, Carlos Eduardo Lustosa da Costa, Cláudio Vargas Rodrigues e Claudio Avellar, para uma auditoria operacional da gestão de resíduos sólidos do município.

O objetivo da auditoria foi conhecer as boas práticas e os desafios na gestão dos resíduos de modo a gerar dados e indicações para o Governo Federal frente a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Foram apresentadas as ações do Programa ReciclaBC e os resultados da política pública municipal que têm sido exemplo para diversos municípios do Brasil. Dentre as ações de destaque de Balneário Camboriú estão o moderno Aterro Sanitário com produção de biogás, e o rápido incremento na coleta seletiva que cresceu de 3% para 8% do volume total.

Balneário Camboriú também foi a primeira cidade na América Latina a implantar o modelo de concessão que permite sustentabilidade econômico-financeira para implantação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Este modelo de concessão passou a ser indicado pelo novo marco legal do saneamento, através da Lei nº 1.426/2020.

Sobre o ReciclaBC

O ReciclaBC é o programa de coleta de recicláveis de Balneário Camboriú. Os materiais coletados pelas equipes que percorrem todas as ruas da cidade, de uma a três vezes por semana, dependendo do perfil de geração em cada área, são encaminhados para cinco cooperativas de reciclagem.

Clique neste link https://reciclabc.com.br/coleta/ e confira o calendário da coleta seletiva nos bairros do município.

____________________

Secretaria do Meio Ambiente
(47) 3267-7080

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Lanume Weiss
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br          www.instagram.com/prefeituradebc   

FOTOS

Comente com o Facebook