Os proprietários rurais interessados em participar do Produtor de Água do Rio Camboriú, podem consultar o edital de chamamento público N° 01/2022, publicado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) de Balneário Camboriú.
O chamamento é válido por um ano, sendo de 26/02/2022 até 26/02/2023, e destina-se ao cadastramento de pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em participar do projeto, que prevê ações de conservação da vegetação nativa e restauração de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Camboriú.
Os participantes, por meio de incentivo financeiro pago pela Emasa, definido de acordo com a área inserida, adotam práticas conservacionistas em suas propriedades. Com auxílio e orientação do grupo gestor, desenvolvem ações de conservação e recuperação das nascentes, matas nativas e outras áreas relevantes para a conservação dos recursos hídricos, visando a garantia do fornecimento de água para as cidades abastecidas pelo rio – Balneário Camboriú e Camboriú.
Os interessados em participar devem protocolar a documentação em envelope lacrado na sede da Emasa, localizada na 4ª Avenida, 250, Centro, até 26 de fevereiro de 2023, das 12h às 18h. Os documentos necessários, assim como o edital completo podem ser conferidos anexo, ou pelo site da Emasa, no link: https://www.emasa.com.br/emasa/licitacoes/licitacoes, selecionando a modalidade “chamamento.
Sobre o Produtor de Água
O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. Atualmente, conta com 26 propriedades participantes, com a inserção de 1.148 hectares de área conservada e 71ha em processo de restauração.
Emasa (47) 3261-0000
Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Arquivo EMASA