As diretorias e gerências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA) realizaram uma apresentação do órgão aos bolsistas, vinculados à SDE, que fazem parte do Programa Gente Catarina do Governo entre os dias 9 e 16 de fevereiro. O objetivo principal é apresentar dados e processos que esses colaboradores possam a vir utilizar em diagnósticos do programa, que pretende elevar IDH de municípios, além de abrir um canal de comunicação entre os bolsistas e a SDE/SEMA.
A rodada de apresentação foi coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Territorial (DDT) que vem capacitando novos bolsistas da SDE, provenientes de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O objetivo dessas capacitações é direcionar os profissionais para a implementação do Projeto Agenda de Desenvolvimento Territorial, que faz parte do Plano Base do Gente Catarina e inserir os municípios em uma dimensão territorial no planejamento governamental e consolidar um Sistema Nacional de Planejamento.
“Durante o trabalho, os bolsistas, que fazem parte do Programa Gente Catarina de todas as secretarias, vão precisar fazer um diagnóstico do território onde vão trabalhar e precisam identificar as políticas e programas do Governo que são desenvolvidos nesses locais. Como a DDT está atuando na capacitação, foi pensado em apresentar a SDE/SEMA que realiza, com frequência, diagnósticos de territórios catarinenses. Então, a melhor forma de conhecer como trabalhamos, foi convidando todas as áreas para uma breve apresentação para esses colaboradores, ou seja, de que forma as diretorias e gerências atuam”. destaca Lívia Ceretta que atua na Diretoria de Desenvolvimento Territorial (DDT).
Os encontros começaram na última quarta-feira, 9, com a participação do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES), além da Coordenadoria Técnica de Integração e Planejamento Ambiental (CEIPA) com o tema de informações ambientais, assistência de educação ambiental e de captação de recursos e inovação ambiental.
Na quinta-feira, 10, foi a vez da Diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS), da Gerência de Outorga e Controle de Recursos Hídricos (GEORH), da Gerência de Saneamento (GESAN), Gerência de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (GEPHI), Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade (DIEC) e a Diretoria de Biodiversidade e Clima (DBIC), esse último com os temas gerência de meio ambiente e serviços ecossistêmicos e gerência de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Por fim, houve a apresentação da Diretoria de Emprego e Renda (DIER), que coordena o Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), e da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações.
A SDE está atuando em diferentes frentes no Gente Catarina, com a participação do Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), da Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade (DIEC), que visita cidades para ouvir prefeitos e representantes municipais e realizar ações com foco no desenvolvimento econômico, além da própria Diretoria de Desenvolvimento Territorial (DDT).
O que é o programa Gente Catarina
O Governo do Estado lançou, em setembro de 2021, o programa Gente Catarina, que consiste na atuação integrada de diversos órgãos estaduais, para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores. As ações serão focadas nas áreas que mais impactam na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte prematura.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298
E-mail: comunicacao@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br