O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, o diretor administrativo da secretaria Walter Salvador e a diretora do Arquivo Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, participaram na manhã desta terça-feira, dia 15 de fevereiro, da reunião de instalação da Comissão Legislativa Temporária de Representação da Câmara Municipal que vai atuar nos eventos e atividades dos 200 anos de nascimento do naturalista alemão Fritz Müller.
A comissão do parlamento será presidida pela vereadora Cristiane Loureiro, tendo como vice Gilson de Souza e relator Marcelo Lanzarin. Também esteve presente o presidente do IHB Marco Schroeder. Na oportunidade, em nome do governo municipal o secretário Rodrigo Ramos parabenizou a Câmara pelo envolvimento na ação. “Ficou definido que no Dia Mundial da Ciência, 10 de novembro, haverá a entrega da comenda Fritz Müller e solenidade no parlamento blumenauense”, antecipou.
Uma série de atividades vai marcar os 200 anos de nascimento do naturalista alemão. A programação comemorativa também deve ocorrer em outras regiões do Estado.
O personagem
O naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller foi um importante personagem da história blumenauense, que mesmo vivendo isolado dos grandes centros do mundo científico europeu, ganhou fama de ter atitudes à frente do seu tempo. Médico de formação acadêmica, ele abriu mão da profissão para dedicar-se à pesquisa.
O botânico e professor de matemática e ciências naturais foi pioneiro no apoio à teoria da evolução apresentada por Charles Darwin. Faleceu no dia 21 de maio de 1897, aos 76 anos, em Blumenau. Seu túmulo está localizado no Cemitério da Comunidade Evangélica Blumenau Centro.
Saiba mais
Instalação da Comissão Legislativa Temporária de Representação da Câmara Municipal nos eventos e atividades dos 200 anos de Fritz Müller
Acompanhe a sessão: https://www.youtube.com/watch?v=3B7BWryOCSw
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 15/02/2022 16:57 – 3 visualizações
Fotos