A partir desta sexta-feira (26/11) até o dia (28/11), ocorre em Joinville o Campeonato Sul-Americano de Parabadminton 2021. Na sequência, de 29/11 a 5/12, é a vez de Joinville sediar o Campeonato Sul-Americano de Badminton 2021. As partidas serão na Univille (rua Paulo Malschitzki, nº 10 Campus Universitário – Distrito Industrial).
Os dois eventos são realizações da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e da Confederação Sudamericana de Badminton (CONSUBAD), com apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville da Federação Catarinense de Badminton.
Participam do Campeonato Sul-Americano de Badminton 208 atletas (145 brasileiros e 63 estrangeiros). Há competidores vindos do Chile, Argentina, Paraguai, Equador e Peru. No Campeonato Sul-Americano de Parabadminton, competem 59 atletas (44 do Brasil e 15 do Peru).
Os campeonatos darão aos atletas participantes a possibilidade de disputarem vagas em uma competição internacional. Em caso de conquista de medalha, poderão pleitear o Bolsa Atleta 2022.
Nos Campeonatos Sul-Americanos de Badminton e Parabadminton 2021, ocorrem partidas na categoria individual (principal, sub-19, sub-17, sub-15 e sub-13 anos) e equipes (principal e sub-19). As modalidades serão simples masculino, simples feminina, dupla masculina, dupla feminina e duplas mistas.
Curiosidades sobre o Badminton
Segundo o Comitê Olímpico do Brasil, o badminton é o esporte de raquete mais rápido do mundo e foi incluído como modalidade olímpica em 1992, quando os jogos foram disputados em Barcelona. Em uma partida de simples em badminton um jogador executa cerca de dois mil golpes, dessa quantidade, mais de 200 são de força, com objetivo de marcar o ponto.
Foto: Confederação Brasileira de Badminton (CBBd)