O artista visual, performer e pesquisador joinvilense Sérgio Adriano H volta a circular neste mês com suas obras por dez cidades de Santa Catarina – Florianópolis, Criciúma, São José, Itajaí, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, São Francisco do Sul e Lages. O projeto “Palavra Tomada” com o qual conquistou o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes 2019 permanecerá ao ar livre, em frente ao Museu de Arte de Blumenau (MAB), no dia 23 de novembro, entre 10h e 15h.
Esse programa do governo do Estado, obtido por Sérgio em 2014, 2017, 2019 e 2020, assegura experiência na estruturação profissional da carreira, expande as ressonâncias de sua representatividade na arte contemporânea e ajuda a estabelecer parcerias em favor da circulação dos trabalhos, da reflexão e produção de conhecimento. Nessa perspectiva, a descentralização das ações proposta pelo edital se ajusta aos interesses do artista que aprecia estar nas ruas, onde expõe nas calçadas, nas escadarias, em lugares movimentados. “Quero despertar o desejo pela arte, despertar o desejo de levar as pessoas a sonhar”, sintetiza Sérgio. “Em um mundo cada vez mais conectado na ignorância coletiva, a arte cumpre seu papel no despertar dos questionamentos e na liberdade individual de pensar, concluir e se expressar.”
A exposição “Palavra Tomada” afirma-se num contexto de resistência. Em seu trabalho, Sérgio Adriano assume um papel político para denunciar o que considera práticas “eurocêntricas, colonizadas e racistas”. Sempre interessado nos fluxos de informações na sociedade contemporânea, naquilo que é apresentado como “verdade”, sua série traz dez fotografias e objetos “que discutem a questão do racismo estrutural no Brasil”.
As investigações do artista passam pelas enciclopédias, dicionários, livros de arte e revistas. Nas imagens, recorta palavras para montá-las em carimbos apresentados na boca do artista. Com os lábios cerrados, mostra, entre outras, as palavras preto, ordem e progresso.
Carimbos são peças feitas de metal, madeira ou borracha que contém sinais gráficos em relevo que servem para marcar à tinta documentos, papéis, etc. Servem também, quando feitos de metal, para marcar o gado e, no passado escravocrata brasileiro, a pele para identificar a quem pertence àquele animal ou corpo humano.
Ficha técnica
Exposição “Palavra Tomada”
Artista: Sérgio Adriano H
Curadora: Rosana Paulino
Produtor: Franzoi
Imprensa: Néri Pedroso
Design Gráfico: Jan M.O.
Assessoria educacional: Cyntia Werner
Assessoria jurídica: Fausto Rangel
Palestrantes: Célia Maria Ramos, Evandro Silva, Jadir Fagundes e Orlando Gulonda
Realização
Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina
Apoio
Fundação Cultural Badesc – Florianópolis
Museu de Arte de Blumenau
Associação dos Artistas Plástico de Jaraguá do Sul
EEB. Professor Germano Timm – Joinville
Nas redes
https://sergioadrianoh.wixsite.com/palavratomada
Instagran/sergio_adriano_h
Flick: Sergio Adriano H
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 10/11/2021 15:14 – 67 visualizações
Fotos