- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hospital Ruth Cardoso já captou 50 órgãos para doação neste ano


O mês de setembro é marcado pela Campanha Nacional para a Doação de Órgãos e Tecidos, o Setembro Verde. Líder na captação de órgãos em Santa Catarina por duas vezes seguidas – uma em 2019 e outra em 2020 -, o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) já captou neste ano, 24 córneas, 17 rins e nove fígados, totalizando 50 órgãos doados.

Continua após o anúncio

O trabalho é desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Ruth Cardoso, composta por seis enfermeiras. A unidade realiza captação de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera do olho.

Segundo o diretor de enfermagem do hospital, Ricardo Brodersen, a negativa familiar para doação de órgãos ocorre por conta da incompreensão da importância do ato. “Doar órgãos é doar vida. O hospital trabalha a conscientização das famílias sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e células, tirando todas as dúvidas a respeito do assunto. Assim, pretende incentivar as pessoas a adotarem a iniciativa”, explica.

Continua após o anuncio

A doação de órgãos é uma decisão da família, ato assegurado pela Lei nº 9.434, de 4 fevereiro de 1997, que institui a legalidade sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes e tratamento, caso seja de livre vontade e autorizado pelo doador ou familiar responsável. 

___________________
Informações adicionais:

Continua após o anúncio

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Lanume Weiss
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

      www.instagram.com/prefeituradebc  www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu  

FOTOS

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Veja Mais