- PUBLICIDADE GOOGLE-

Assistência Social mobiliza classe empresarial para adesão à campanha Não dê Esmola

A Secretaria de Assistência Social de Itajaí iniciou nesta semana a campanha “Não dê Esmola” para conscientizar a população sobre a permanência das pessoas em situação de rua nesta condição. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Intersindical, que distribuirão para seus associados o material da campanha.

Ao longo da semana, a Assistência Social distribuiu folders e cartazes para as instituições parceiras. O objetivo é que as empresas e o comércio local abracem a campanha para auxiliar na distribuição dos materiais. O folder contém todas as informações sobre os serviços municipais voltados à população em situação de rua e como acessá-los. Ao invés de dar esmolas, a população é incentivada a acionar os serviços públicos para atendimento de quem se encontra em mendicância.

Continua após o anúncio

“Precisamos da participação de todos no enfrentamento da mendicância em nossa cidade. Quando entregamos uma moeda ao morador em situação de rua, estamos sustentando a sua permanência nessa condição. O Município tem as ferramentas necessárias para acolher, encaminhar e reinserir essas pessoas na sociedade e são dos nossos serviços que essas pessoas precisam”, ressalta o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Geraldi.

Conheça os serviços oferecidos para população em situação de rua

Continua após o anuncio

A Secretaria reforça que a Abordagem Social e o Centro POP são a porta de entrada da população em situação de rua aos serviços municipais. De janeiro a março, esses serviços atenderam mais de 1.300 pessoas. Deste total, 155 foram internados em comunidades terapêuticas e 47 aceitaram o auxílio passagem para retornar ao convívio familiar.

As equipes da Abordagem Social trabalham das 5h até a 1h, nas ruas, para oferta de auxílio a esta população. Entretanto, as pessoas em situação de rua precisam aceitar a ajuda. A abordagem pode ser acionada pelo celular de plantão (47) 9 9919-8961. Esse serviço tem sido realizado com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, os quais conseguem dar encaminhamentos legais sempre que necessário.

Continua após o anúncio

Já o Centro POP funciona na rua Blumenau, nº 2071, na Barra do Rio, das 5h às 18h, de segunda a sexta-feira. Além de conseguir fazer uma higiene básica, neste local a população é cadastrada, passa por triagem com assistente social e psicólogo, são verificados quais os encaminhamentos possíveis para cada situação, como confecção de documentos, auxílio passagem, encaminhamento para comunidades terapêuticas, encaminhamento para empregos, contato com familiares, atendimento médico, entre outros. No local também são oferecidos alimentação, banho, roupas e lavanderia.

Outro serviço disponível é a Casa de Apoio Social, popularmente conhecida como Casa de Passagem. Neste espaço, são recebidas as pessoas em situação de vulnerabilidade que já passaram pela triagem e querem deixar as ruas. Geralmente, são atendidas pessoas que estão em busca de emprego e aguardam o primeiro salário para conseguirem alugar uma moradia por conta própria.

A Assistência Social ainda mantém parceria com entidades que prestam serviços de acolhimento e compra vagas em comunidades terapêuticas. Ao todo, são 120 vagas disponíveis para homens e 15 para mulheres com dependência química, além de outras 20 vagas para mulheres em situação de rua, com ou sem filhos, mas sem vícios.

Fonte: Prefeitura de Itajaí – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais