Morte de baleias e turismo de observação em debate


O presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa , deputado Ivan Naatz (PL) coordena reunião – debate e encaminhamentos para providências em torno da aumento do número de baleias mortas no litoral catarinense, nesta quinta-feira ( 9) , a partir das 11 horas.  Foram convidados a participar  o Comandante Geral da Polícia Ambiental do Estado, coronel Paulo Sérgio Souza; o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Neto e o gerente regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMbio, Isaac Simão Neto, além de representantes de entidades ambientais ligadas à proteção dos cetáceos.

Naatz vem manifestando preocupação pelo considerável aumento da morte de baleias, principalmente em razão de ficarem presas em redes fixas de pesca, a maioria irregulares, que são colocadas em vários pontos na costa catarinense. Só até o final do mês de agosto foram 33 casos em Santa Catarina e 28 destes causados pelas chamadas redes de espera. Segundo o parlamentar , também existe a preocupação com a  imagem e movimentação do turismo de observação de baleias, cuja temporada já iniciou no Estado e prossegue até o final de outubro.

“Além de explicações sobre como está sendo a feita a fiscalização do uso de redes ilegais de pesca , precisamos também debater políticas mais eficazes de proteção e sustentabilidade . As baleias são essenciais ao equilibrio ambiental dos oceanos”, afirma Naatz . O deputado acredita que com legislação e metas bem definidas ,  é possível conciliar a pesca artesanal com a atividade de proteção e turismo de observação. O instituto de preservação Anjos do Mar Brasil, de Itajaí, e o Instituto Baleia Jubarte , unidade de SC, também apoiam a iniciativa.

* Comunicação Gabinete – Em 08 -09 -21

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail pauta@schoje.news ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
22.2 ° C
22.3 °
22 °
99 %
2.1kmh
40 %
dom
26 °
seg
25 °
ter
23 °
qua
26 °
qui
22 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-