PRONTOS E SEGUROS PARA VIAJAR
Segundo pesquisa realizada pelo Zarpo, agência online de viagens, 89% dos viajantes declararam sentir segurança para viajar ainda neste ano, e mais de 50% se sentem seguros para viajar nos próximos três meses. Um dos motivos sinalizados pelos viajantes foi o trabalho feito pelos hotéis e resorts, que adotaram medidas efetivas de segurança e higiene.
Entre as mudanças mais comuns nos hotéis e resorts, estão treinamentos de funcionários sobre os novos procedimentos, adaptações na infraestrutura e na programação para evitar aglomerações, funcionamento com capacidade de ocupação menor, mudanças na maneira de servir as refeições, instalação de dispensers de álcool em gel e novas rotinas de limpeza nas áreas comuns e privadas.
Quanto aos destinos, 93% afirmam querer viajar em território nacional, enquanto apenas 7% têm intenção de viajar para fora do Brasil. Entre as regiões mais citadas pelas pessoas que desejam viajar pelo país, estão Nordeste (52,3%), Sudeste (25,6%) e Sul (15%). Os lugares que ganharam destaque na preferência dos viajantes foram Porto Seguro, Porto de Galinhas, interior de São Paulo e Gramado, destinos turísticos já conhecidos e muito estimados pelos brasileiros, revela também a pesquisa.
BRAZTOA
Falando ainda nisso, outra pesquisa, desta vez da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – informa uma expectativa de melhora no ambiente de negócios do turismo para o segundo semestre, apesar do volume de faturamento ainda esteja aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%. Cerca de 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorrerão já em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano. Além disso, 82% das operadoras acreditam que a aprovação da Coronavac pela OMS trará efeitos positivos para o turismo já no segundo semestre de 2021.
Segundo a Braztoa, os empresários sabem que existe uma longa caminhada rumo à recuperação total das vendas e faturamento, mas não obstante os desafios e a gestão de crise que foram tão necessários, este período de parada obrigatória também abriu espaço para uma revisão das estratégias e de modelos de muitos negócios. O setor tem feito sua lição de casa para que, quando o consumidor estiver preparado para embarcar, as empresas possam também estar prontas para dar vazão à imensa demanda de viagens, reprimida no último ano.
“O mercado ganhou novos contornos neste período pós pandemia e a noção do quanto somos interdependentes ficou ainda mais perceptível. Os destinos e os empreendimentos investiram em equipamentos, processos e treinamentos para receber bem os viajantes e estes, sabem que a segurança deles e das pessoas locais dependem de sua atitude de respeito aos protocolos sanitários também. A flexibilidade nos roteiros e as experiências customizadas se tornaram ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para ter de volta sua liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Isso somado aos avanços da vacinação no Brasil e à aprovação destas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), criam um ambiente propício para a abertura das fronteiras e para que a engrenagem volte a girar, trazendo novas possibilidades para todo nosso setor”, diz Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
RETOMADA DE EVENTOS EM SC
Governo do Estado e representantes de eventos focam na definição de protocolos e metodologias para o primeiro evento-teste. O Grupo de Trabalho que discute a retomada de eventos no estado teve nova reunião, nesta última quarta-feira (23), para dar seguimento às tratativas sobre os eventos-teste. O grupo é formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representantes do segmento. Conforme deliberação do GT, o primeiro de cinco eventos-teste deve ser realizado no mês de julho, em Florianópolis, e servirá como referencial para os demais, que serão promovidos com intervalo de duas semanas. Os detalhes sobre a implementação dos protocolos previstos para o primeiro evento-teste serão tratados na próxima sexta-feira, por um grupo técnico.
Em reuniões anteriores, o GT já havia decidido sobre os cinco eventos que deverão ser testados, sendo um cultural, um congresso, uma feira, um jantar e um esportivo. Porém, a confirmação das datas estará condicionada à situação epidemiológica do estado e avanço da vacinação contra a Covid-19. A Santur se encarregou de elaborar o termo de cooperação para formalizar parceria com uma instituição de ensino, que vai cuidar da metodologia para validação dos protocolos sanitários para os eventos-teste. Entre as entidades representadas no GT estão a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SC), Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC).
SUÍÇA
Mais um país abre suas fronteiras para os brasileiros. A Suíça anunciou a abertura das fronteiras para brasileiros a partir deste sábado (26). Os turistas que já estiverem imunizados com duas doses das vacinas Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca e Sinovac poderão entrar no país sem a exigência de quarentena ou de apresentação de testes PCR. “Somos o primeiro país da Europa a abrir para brasileiros sem quarentena”, afirma Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil. Os documentos entregues pelo SUS valem como comprovante para as autoridades Suíças e os passageiros poderão embarcar imediatamente após a aplicação da segunda dose.
O comprovante do conecte SUS também não terá problemas, por ser um comprovante válido pelo governo Brasileiro. Todavia esse aplicativo não funciona. Pelo menos o meu não consta absolutamente nada, mesmo tendo sido vacinado. Crianças e adolescentes até 18 anos são isentas de comprovações e testes e podem viajar com os acompanhantes vacinados sem a necessidade de estarem vacinados. Os passageiros que quiserem acessar outros países do Espaço de Schengen, precisam ficar no mínimo dez dias na Suíça, tempo da quarentenamos obrigatória. Também é necessário verificar se existem regras complementares nestes países.
ABAV & AVIESP
Finalmente uma decisão extremamente inteligente. Em coletiva de imprensa os presidentes da AVIESP, Marcos Lucas e da ABAV/SP, Fernando Santos, anunciaram oficialmente a unificação das duas entidades, que vem sendo planejada desde o ao de 2007. Marcos Lucas, em sua fala lembrou de todo os avanços tecnológicos e de comunicação que colaboraram no mercado do turismo contemporâneo. O atual presidente da ABAV/SP, Fernando dos Santos, que é de Ribeirão Preto e já esteve na direção da AVIESP, ressalta que o trabalho de ambas hoje, assim como a representatividade junto aos diversos conselhos de turismo, é praticamente a mesmo, e com essa unificação, o resultado será o fortalecimento da “voz” das agências de turismo de todo o Estado. A AVIESP ainda realizará sua tradicional Feira de Turismo no interior, dias 1 e 2 de setembro, de forma presencial, em Águas de Lindóia, onde será formalizada a unificação, encerrando a partir de então as feiras anuais no interior de São Paulo.
RS ESTADO SEGURO
Após um ano de muitas mudanças e adaptações na vida de todos devido à pandemia, o anúncio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no último dia 9 de junho, colocou um pouco mais de esperança na rotina dos gaúchos: até setembro de 2021 toda a população maior de 18 anos estará imunizada com a primeira dose da vacina da Covid-19. Com esta notícia, o segmento do turismo criou novas expectativas e já vem avaliando uma retomada econômica ainda mais significativa. Essa é a análise dos CEOs do Festuris Gramado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
“O momento é muito oportuno porque nosso Estado tem garantido resultados eficientes na sua economia e na questão sanitária, se transformando em um importante palco para os negócios e sendo referência no turismo”, opina Marta Rossi. Paralelo a isso, a feira de 2021 terá um engajamento ainda maior no segmento do agronegócio, setor que movimentou o PIB gaúcho, tendo um crescimento de 5,5% nesses primeiros meses de 2021. O que corresponde a cinco vezes mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. Inscrições para agentes de viagens abertas e gratuitas. para os agentes de viagens que buscam networking e sucesso na concretização de negócios, a oportunidade está lançada. Faça a sua inscrição para o Festuris 2021 de forma gratuita no link: bit.ly/3gOTXNo
WEBINAR DO FOHB
Desde o começo da pandemia, uma provável guerra tarifária gera uma apreensão na hotelaria. Porém, nos últimos meses, o mercado hoteleiro vem se atualizando cada vez mais para atrair o público. Com isso, os serviços digitais, aqueles feitos através de sites ou aplicativos, tiveram um crescimento enorme e se mostraram excelentes canais de distribuição para os serviços de viagem. Pensando nisso, o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, em parceria com a Rappi Travel e a PD2 Travel, e com conteúdo organizado e mediado pela plataforma Mercado & Consumo, apresentará durante webinar na próxima quarta-feira (30), das 09h30 às 10h30, as novas formas de distribuição do setor. Inscreva-se aqui.
A terceira edição da série “Trilhas do Conhecimento”, a ser realizada mensalmente ao longo de 2021, nomeada “Superapp e social commerce: quais suas armas contra a guerra tarifária?” pretende discutir as perspectivas dos novos modelos de negócios digitais no turismo e suas novas formas de distribuição, com o intuito de preparar o turismo de negócios e de lazer para o pós-pandemia. Com as pessoas em casa, tarefas comuns do cotidiano, como ir ao mercado e fazer compras, passaram a ser feitas virtualmente. Dessa forma, aplicativos e sites se diversificaram para atender grande parte da demanda em um único lugar. Nesse contexto de interação digital, um ponto abordado no evento é o social commerce. O evento será mediado por Paulo Salvador, CEO da Modularis Offsite Building. E contará com a participação de Fernando Tanaka, head non air do Rappi Travel e Antonoaldo Neves, CEO da P2D Travel.
Leia ainda: Sustentabilidade e solidariedade em destaque na Semana Internacional de Turismo
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Sustentabilidade e solidariedade em destaque na Semana Internacional de Turismo
O Brasil desponta como um dos três países mais desejados para se viajar
Brazil Travel Market – A integração do setor de viagens e turismo
O post Pesquisa revela que brasileiros estão prontos e seguros para viajar apareceu primeiro em Turismo On-Line.