Foto: Divulgação/ SIG
A Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) realizou uma extensa agenda na Capital Federal nesta quinta-feira, 24. Pela manhã, a secretária executiva Naiara Augusto, a coordenadora de Acompanhamento de Políticas Públicas, Fernanda Matsukura Lindemeyer Pieri, e o gerente de Governança, Carlos Renato Lauz Petiz Junior, participaram de reunião com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que é o órgão da Organização das Nações Unidas que tem por mandato promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo. O objetivo da pauta foi discutir oportunidades de governança entre estados e municípios.
Na parte da tarde, os integrantes da SIG estiveram em duas reuniões no Ministério da Economia. A primeira delas com o secretário especial adjunto Bruno Portela e seu assessor especial Euller Rodrigues. Na pauta, a Governança do Setor Privado e Público como instrumento de desenvolvimento da competitividade e inovação na economia.
Na sequência, estiveram em reunião na Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria, na presença do secretário Gustavo Guimarães, subsecretária de Avaliação de Gasto Direto, Aumara Feu, e coordenadora-geral Wilsimara Maciel. Nesta ocasião, o secretário Gustavo comunicou que o órgão federal indicou a Secretaria Executiva de Integridade e Governança ao prêmio Evidências da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que reconhece boas práticas com o uso de dados públicos.
Por fim, a agenda incluiu ainda uma pauta importante junto à Secretaria de Relacionamento Exterior da Casa Civil da Presidência da República, com o diretor de Eixo Institucional, Daniel Lopes, para tratar de um ajuste de parceria que pode dar ensejo a um Termo de Cooperação Técnica para disseminação pela SIG de procedimentos e treinamentos de governança a outros entes federativos.
Nos próximos dias, novos projetos serão apresentados aos órgãos federais, em sequência aos alinhamentos tratados nessa missão institucional.