Com olhar atento e sensível às demandas dos municípios catarinenses atingidos pelos desastres climáticos, cada vez mais comuns em Santa Catarina, a deputada Paulinha (sem partido) busca ações efetivas no Estado e solicita ao secretário de Estado da Defesa Civil a criação de um Fundo Estadual que vise programas e ações de prevenção e recuperação de desastres.
Pelo fato de ter sido prefeita de Bombinhas, município que também foi castigado por desastres climáticos, a parlamentar sente na pele e compartilha com os gestores municipais toda a apreensão e angústia. “É muito triste testemunhar os prejuízos das pessoas nesses momentos”, disse, comentando que Santa Catarina sofre constantemente com desastres naturais em todas as regiões.
O fato é que meteorologistas defendem que os fenômenos que aqui ocorrem com cada vez mais frequência é resultado da posição geográfica do Estado. A região Sul do Brasil é o ponto de encontro entre massas de ar quente e úmido vindas da região Norte, massas de ar seco e frio que vêm da Argentina e massas de ar quente e úmido provenientes do Oceano Atlântico. Desta forma, essa centralização de massas de ar acarreta na formação de nuvens carregadas que podem causar, como exemplo, o fenômeno do ciclone.
“Este fundo deve objetivar o financiamento de ações de prevenção de desastres; capacitação continuada do pessoal envolvido na proteção e na defesa civil; reconstrução ou criação de áreas seguras para pessoas que vivem em situações de risco; recuperação de áreas afetadas; e prestação de socorro e assistência às populações atingidas, dentre outras propostas, garantindo assim toda a assistência necessária”, avalia.
Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676