A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), através da Equipe Tecnologia da Informação, está configurando aproximadamente dois mil tablets que serão usados pelos estudantes que possuem acesso à internet, mas não tem equipamento para acompanhar as aulas síncronas ou em formato híbrido. A ação é possível devido a participação da Seduc no Conselho de Tecnologia, Ciência e Inovação de Chapecó – CMCTI na qual surgiu a parceria com Unochapecó que disponibilizou alguns Universitários bolsistas, com horários a cumprir de trabalho à comunidade, para contribuir na formatação e configuração dos aparelhos, adquiridos há alguns anos.
“Os universitários e a Equipe de Tecnologias Educacionais se envolveram bastante, no sentido de deixar os aparelhos da melhor maneira, mais prática, para as famílias e os alunos acessarem. Já estão configurados com todas as ferramentas que são disponibilizadas a partir do portal do aluno”, disse André Uez, Gerente de Apoio Administrativo, Manutenção e Suprimentos da Seduc.
O portal do aluno (https://chapeco-educa.ids.inf.br/aluno/#/), permite às famílias e estudantes acessarem toda vida escolar, de simples acesso, via login pelo CPF e senha, já disponibilizadas aos estudantes e familiares, facilitando o acompanhamento da rotina escolar, a realização e as postagens de atividades desenvolvidas.
Para que ocorra a entrega destes equipamentos, a Seduc aguarda a aprovação do projeto de lei para cedência dos aparelhos que está em trâmite na Câmara Municipal de Vereadores e na sequência lançará um edital para disponibilização por empréstimo dos referidos equipamentos.
“Estamos instalando todos os aplicativos necessários para que os estudantes possam acessar as aulas de modo seguro e simplificado. É gratificante realizar este trabalho porque além de somar horas nas nossas horas a cumprir em atividade de extensão, temos a certeza que irá contribuir na aprendizagem de muitos jovens”, afirmou o estudante universitário Joacir Junior Dal Berto Pereira.