Com o objetivo de garantir que os consumidores estejam resguardados quanto ao abastecimento de combustíveis de qualidade na cidade, o Procon de Blumenau, em conjunto com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), iniciou, na manhã desta terça-feira, dia 22, uma fiscalização nos postos de combustíveis com o teste da proveta. A previsão é de encerrar a vistoria na quarta-feira, dia 23, e deve atingir oitos postos da cidade.
De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, o teste da proveta é utilizado para conferir a quantidade de etanol anidro na gasolina, que pelas regras da ANP deve ser de 27% para a gasolina comum e aditivada. Para as gasolinas premium, o valor é de 25%.
“Muitos consumidores esquecem que os postos devem ter obrigatoriamente um kit para teste, sendo que os frentistas devem estar habilitados a realizar o teste a pedido do cliente. No caso de suspeita da qualidade do combustível, o consumidor tem o direito de fazer a solicitação”, explica André, reforçando que esse direito atende a uma resolução da própria ANP.
André explica ainda que, caso o posto se recuse a fazer o teste no momento de abastecer, é possível formular denúncia junto ao Procon para que uma fiscalização seja feita no local. “É importante nestes casos que o consumidor guarde as notas fiscais de abastecimento, o que facilita caso seja necessário comprovar a suspeita ou registrar denúncia junto ao órgão de defesa do consumidor”, diz.
Assessor de Comunicação: Joni César
postada em 22/06/2021 12:43 – 2 visualizações