MP e PEC têm admissibilidade aprovada pelo Plenário da Assembleia nesta terça (8)


O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina admitiu, na sessão ordinária desta terça-feira (8), a tramitação da medida provisória (MP) que trata da concessão de auxílio financeiro a famílias carentes e atingidas pela pandemia da Covid-19, além da proposta de emenda à Constituição (PEC) que torna menos burocrática a transferência de recursos do Estado para os municípios. Com a deliberação, as duas matérias retornam às comissões permanentes para a análise do mérito.

A MP 240/2021 trata do pagamento do auxílio financeiro denominado SC Mais Renda, que será concedido a 67 mil famílias catarinenses, com recursos do Estado. Serão três parcelas mensais, de R$ 300 cada, a famílias identificadas na base estadual do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e o outro para trabalhadores e trabalhadoras que tenham perdido emprego entre 19 de março de 2020 e 1º de maio de 2021.

Já a PEC, de número 2/2021, de autoria do Poder Executivo, visa principalmente desburocratizar a transferência direta de valores dos cofres do Estado para as prefeituras, entidades sem fins lucrativos com título de utilidade pública, Apaes e redes de combate ao câncer. A proposta acaba com a exigência de celebração de convênio para a transferência dos recursos.

Projetos de lei
Quatro projetos de lei (PLs) foram aprovados durante a sessão. O PL 339/2020, do deputado Marcos Vieira (PSDB), cria o Programa Estadual de Incentivo ao Ciclismo de Montanha nos parques catarinenses. O objetivo principal da proposta é possibilitar a exploração sustentável de trilhas localizadas em áreas públicas.

O PL 482/2021, da deputada Luciane Carminatti (PT), institui o Programa Jovem Agricultor, com o objetivo de incentivar a permanência dos filhos de agricultores no campo. Para isso, o programa prevê a concessão de financiamento para aquisição de maquinários, insumos e implementos agrícolas, com taxas e prazos de liquidação diferenciados.

O PL 460/2019, do deputado Sargento Lima (PL), foi aprovado por maioria de votos. Ele institui o Dia Estadual de Combate à Intolerância Ideológica, a ser celebrado em 6 de setembro. A data é alusiva ao dia em que o então candidato à presidência Jair Bolsonaro foi vítima de um atentado a faca, em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral de 2018.

Por fim, foi aprovado o projeto de deputado Jerry Comper (MDB), que denomina Sargento Sílvio Roling Longen o edifício-sede da 7ª RPM/13º BPM/3ª Companhia da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, em Taió (PL 153/2021). A iniciativa é uma homenagem ao policial militar que faleceu em 2019, vítima de câncer.

Os quatro PLs aprovados seguem para votação da Redação Final.

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
31.5 ° C
31.7 °
30 °
79 %
4.1kmh
75 %
qui
32 °
sex
29 °
sáb
28 °
dom
29 °
seg
29 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-