O Dia Nacional da Adoção é comemorado nesta terça-feira, dia 25. Este dia foi escolhido oficialmente em 2002, em homenagem ao I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, que aconteceu no mesmo dia em 1996. A data é marcada por ações e campanhas com o intuito de conscientizar sobre a importância de adotar.
A Prefeitura Municipal de Blumenau acolhe as crianças e adolescentes aptos para adoção no município através dos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes). Eles são acompanhados em um ambiente protegido e preparados para a adoção. Podem ficar acolhidos nos Abrigos Nossa Casa ou em Família Acolhedora. Atualmente são 16 adolescentes maiores de 12 anos aptos que aguardam uma família.
A Diretora de Proteção Especial Maria Augusta Buttendorf reflete sobre a dispariedade entre a idade dos aptos para adoção e a criança idealizada. “Muitas vezes o perfil desejado pelas famílias adotantes não é o perfil das crianças que esperam uma família. É importante que eles ampliem o olhar para quem está acolhido”, ressalta a diretora.
Acolhimento Institucional
Em Blumenau há três Abrigos Nossa Casa para o acolhimento de crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e impossibilitados de permanecerem junto à família de origem. Para evitar o contágio entre os acolhidos e os servidores dos abrigos, durante o período da pandemia da Covid-19 algumas crianças e adolescentes foram acolhidos na casa de outros servidores da Semudes com autorização judicial. Atualmente há 59 crianças e adolescentes acolhidos nestes abrigos ou nas casas dos servidores.
Família Acolhedora
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi lançado no município em 2018 e atualmente conta com 11 famílias e 17 crianças que estão em acompanhamento nesta modalidade. Este serviço tem como objetivo oportunizar o acolhimento de crianças e adolescentes que foram afastados do convívio familiar em razão de abandono ou que a família está impossibilitada de cumprir sua função. Portanto estas crianças e adolescentes necessitam de um lar temporário que possam receber cuidado e proteção.
Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano
postada em 25/05/2021 15:09 – 0 visualizações